Sunday, September 23, 2012
Ferreira Gullar Ex-Comunista Explica Porque o Socialismo Não Funciona
Muito antes do PT infiltrar e contaminar as redações no Brasil com seus militantes, o partidão [PCB] tinha o monopólio da imprensa. Assim, entre 1930-1980, todo e qualquer escritor medíocre afiliado ao partidão era saudado como o novo gênio da literatura universal, Ferreira Gullar foi um deles. Mas após anos de militância e glórias imerecidas alguma coisa aconteceu dentro da cabeça do poeta, ele começou a pensar. Leiam esta entrevista reveladora, Gullar faz picadinho da ideologia assassina do comunismo:
É fato que as coisas mudaram. O socialismo fracassou. Quando o Muro de Berlim caiu, minha visão já era bastante crítica. A derrocada do socialismo não se deu ao cabo de alguma grande guerra. O fracasso do sistema foi interno.(...) O que está errado é achar, como Marx diz, que quem produz a riqueza é o trabalhador, e o capitalista só o explora. É bobagem. Sem a empresa, não existe riqueza. Um depende do outro. O empresário é um intelectual que, em vez de escrever poesias, monta empresas. É um criador, um indivíduo que faz coisas novas. A visão de que só um lado produz riqueza e o outro só explora é radical, sectária, primária. A partir dessa miopia, tudo o mais deu errado para o campo socialista. (…) O capitalismo não é uma teoria. Ele nasceu da necessidade real da sociedade e dos instintos do ser humano. Por isso ele é invencível. A força que torna o capitalismo invencível vem dessa origem natural indiscutível. Agora mesmo, enquanto falamos, há milhões de pessoas inventando maneiras novas de ganhar dinheiro. É óbvio que um governo central com seis burocratas dirigindo um país não vai ter a capacidade de ditar rumos a esses milhões de pessoas. Não tem cabimento.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Sempre gostei do Ferreira Gullar, agora então!
Ele está explicando porque o governo LULA DILMA é um fracasso. Como o do Geisel tb foi. ACREDITAR QUE MEIA DUZIA DE BUROCRATAS PODEM FAZER MELHOR SOBRE QUE OS MILHOES QUE SEGUEM SEUS INSTINTOS DE SOBREVIVENCIA
Post a Comment