Monday, November 17, 2008

A Inutilidade da Filosofia da Matemática

Em economia, quando uma pessoa é totalmente incompetente para entender a teoria e lidar com a parte técnica, mas insiste em penetrar na profissão, o único atalho é através da “metodologia” ou da “história do pensamento”. A contribuição dessas areas ao conhecimento econômico e’ negligível, não obstante o paradoxal poder que seus membros conseguem amealhar dentro da profissão. O mesmo acontece com a matemática, onde existe este campo de filosofia da matemática, caracterizado pela total e absoluta ausência de qualquer contribuição significativa ao conhecimento.

1 comment:

philipe said...

Oi selva,
É claro que a filosofia da matemática não contribui em nada para a matemática: ela é um campo da filosofia. O mesmo vale para a filosofia da ciência. No entanto, ir daí para a conclusão de que apenas incompetentes trabalham na área é um pouco absurdo. O que dizer de hayek, mark blaug, popper, feyerabend, lakatos? Todos esses filósofos da ciência podiam escrever sobre o assunto por que conheciam muito sobre a ciência que os interessava. Hayek e Blaug são ótimos exemplos no campo da economia. Popper, Lakatos e Feyerabend em qualquer área científica.
Não podemos esquecer que a ciência nasceu da filosofia. A única maneira de defender a ciência e seu método é através da argumentação filosófica! Somente assim podemos defender e aperfeiçoar a metodologia científica e mostrar sua superioridade a outros métodos como, por exemplo, o da magia negra ou o da astrologia.
Um grande abraço,
Philipe