Monday, July 14, 2008

Doutorado em Economia, ou Malandragem?

A obtenção de um doutorado é um sinal de seriedade, inteligência e retidão moral? Conseguir um doutorado em economia é garantia de caráter? Os casos de Daniel Dantas e do presidente do Equador Rafael Correa aparentemente são contra-exemplos dessas qualidades que supostamente são necessárias para a obtenção desse título. Eles simplesmente ilustram um fato sobre a economia: o de que pessoas racionais seguem interesses próprios aproveitando os incentivos existentes para alcançá-los. Em teoria econômica não se presume que elas devam necessariamente seguir a lei, a moral e os bons costumes.

1 comment:

Anonymous said...

Entretanto... É bem sabido que em países civilizados a proporção de criminosos e malandros cai com o nível educacional. Um doutorado é acima de tudo um diploma em filosofia, e fora do universo de ficção científica é relativamente raro ver cientistas e pessoas com doutorado praticando crimes ou golpes, particularmente crimes de ambição e ganância do tipo que vemos praticados por essa gentalha na América Latina.
Há vários motivos econômicos para que gente com doutorado cometa menos crimes nos países civilizados. O preço a pagar é muito alto, e é ainda mais alto para quem investiu tanto em capital humano. Além disso, os valores pessoais de gente com doutorado normalmente estão centrados em questões de reconhecimento e curiosidade intelectual, sendo questões de simples ganância material e de poder pouco relevantes.
É por isso que é difícil aceitar tanta corrupção e bandalheira sendo praticada na América Latina por gente que deveria estar um degrau acima da sujeira típica da região.