Saturday, May 10, 2008

Economia do Irracional

Resenha do livro de um economista do MIT, Dan Ariely, que mostra quão pouco os economistas entendem do comportamento humano e das práticas do mercado. Isso não é novidade alguma, o livre mercado sempre criará soluções para a alocação eficiente dos recursos que os economistas e outros "cientistas sociais" levarão muito tempo para entender.

2 comments:

Augusto said...

Traduzi a resenha com o Google e achei interessante, no que pude apreender da mesma. Será que sai a tradução do livro? Se sair e souber, avise, por gentileza.
Um abraço.

Anonymous said...

Ridícula essa linha de pesquisa do MIT, tudo o que esses caras conseguem é apresentar uma meia dúzia de exemplos irrelevantes, baseados em experimentos mal conduzidos e questionáveis. A linha de pesquisa do Caplan sobre irracionalidade *política* é milhões de vezes mais interessante, pois ela mostra que a irracionalidade não é inata, é o resultado de instituições que não precificam e não impõem custos ao comportamento irracional. Ou seja, *mercados livres são a melhor cura para a imbecilidade humana*, como bem observa o Selva Brasilis.