Friday, February 2, 2007

Serrando a Autonomia das Universidades

A selva está em boas mãos. Vejam o que a alternativa ao governo do PT [Serra, governador de SP, do PSDB] esta fazendo com as universidades paulistas. Notem que “o fato é que o regime de autonomia financeira com vinculação orçamentária em vigor há vinte anos produziu importantes resultados, tendo permitido às universidades paulistas trabalhar com mais tranqüilidade com previsões orçamentárias e realizar investimentos de acordo com o fluxo das demandas sociais. A USP, a Unicamp e a Unesp, que hoje são responsáveis por metade da produção acadêmica do País, aumentaram o número de dissertações e teses defendidas e o número de artigos publicados em revistas internacionais, no período. Além disso, expandiram o número de vagas nos vestibulares e elevaram a oferta de matrículas no período noturno. “Os números mostram que a universidade pública paulista soube responder à prerrogativa da autonomia com a contrapartida da plena responsabilidade administrativa e acadêmica”, diz o reitor da Unicamp”.

3 comments:

Anonymous said...

Por que uma universidade publica deve ser autonoma? Se ela se mantem com recursos publicos, parece sensato que representantes publicos tenham direito a interferencia.

A chave para a independencia das universidades nao esta em garantir verbas publicas, mas sim em garantir recursos privados que as tornem independentes do setor publico.

SELVA BRASILIS said...

Sim, recursos privados ajudam, mas mesmo nos EUA onde as universidades publicas contam com recursos privados, elas ainda dependem em grande parte dos recursos publicos.

Anonymous said...

Nao me parece que na constituicao de algum estado americano esteja escrito que o estado e obrigado a repassar determinado percentual de sua arrecadacao para a universidade.