Um tema recorrente na Bíblia é o do casal estéril que implora a Deus por um varão. Na narração de uma desses episódios, o da conceição e nascimento de Samuel, aparece pela primeira vez a enigmática expressão que designa Deus por “Senhor dos Exércitos” [Lord of Hosts]. Ela aparece mais precisamente para mostrar como Elcana, o pai de Samuel, era fiel a Deus:
"3.Cada ano subia esse homem de sua cidade para adorar o Senhor dos exércitos e oferecer-lhe um sacrifício em Silo"
I Samuel, 1
Depois de muito rezar, a devota mãe de Samuel, Ana, engravidou e o concebeu. Agradecida decidiu:
"27.Eis aqui o menino por quem orei e o Senhor ouviu o meu pedido. 28.Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida”. E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor."
I Samuel, 1
É interessante que a expressão o “Senhor dos Exércitos” sugere força, poder e submissão pela violência [sentido claro em Jeremias]. Para David em Samuel e nos Salmos a Glória a ele pertence pois o rei se impõe pela força. Em David e Zacarias ele reina em Israel, em Isaías ele se impõe sobre todas as nações.
O termo, ignorado por Jesus, é raramente usado no Novo Testamento. Todavia esse último sentido aparece também no Apocalipse 19:
"15.De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador."
Apocalipse, 19
Curiosamente a expressão “Senhor dos Exércitos” é invocado mais perversamente em São Tiago 5, numa espécie de cartilha da teologia da Libertação, em que ele clama:
"1.Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão."
São Tiago, 5
Pois
"4.Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos."
São Tiago, 5
Temos então um mistério envolto num enigma: qual o sentido verdadeiro da expressão? A tradução literal do hebraico sugere Deus Todo Poderoso, ou Deus dos Exércitos do Céu, que preconiza a impertinência de toda conotação de violência, morte e destruição. E então nos remetemos ao lugar original onde a expressão aparece na Bíblia, que é no primeiro capítulo de 1Samuel. Nele Deus é fiel e fonte única de toda criação e vida.
No comments:
Post a Comment