Monday, March 30, 2009

Andrei Shleifer: The Age of Milton Friedman

Paper do professor de Harvard, Andrei Shleifer, recentemente publicado no Journal of Economic Literature. Ele aponta os dois principais problemas das economias que adotaram reformas de livre mercado: Escassez de capital humano e
políticas fiscais predatórias.
The two areas of the
world facing most dramatic economic challenges
today are Africa and Latin America.
When thinking about their growth performance,
surely the most obvious problem is
the lack of new businesses and investment,
particularly in the formal sector. It seems
highly unlikely that the central challenges
have to do with whether inflation should be
above or below 10 percent (so long as public
deficits are under control), or whether there
should be a 0 or 1 percent transaction tax
on capital flows (so long as capital markets
are broadly open). It seems obvious that the
central challenges have to do with the shortages
of human capital, and with predatory
regulatory and tax policies conducted by
African and Latin American states. Indeed,
my feeling is that reducing the burdens of
(particularly corporate) taxation and regulation,
and replacing extremely inefficient regulations
with more appropriate ones, are the
central challenges facing many developing
countries today. The World Bank has properly
drawn attention to the necessary reforms
through its Doing Business report, and we
have seen significant steps toward progress,
especially among transition economies.

Rabicó News: Direto para o Darwin Awards

Travesti morre ao injetar silicone industrial nas nádegas.

A Tecnologia da Selva

O legado de Santos Dumont.

Pakistão, Cloaca Falida

Há estados falidos e há as cloacas falidas. O Pakistão, país criado por motivos religiosos, vítima de sua própria existência, sofre mais um ataque terrorista. O ministro do interior, um aspone corrupto, picareta, irresponsável e bandido, ao invés de combater os terroristas, começando por identificá-los, faz proselitismo político implicitamente atacando a India:
Mr Malik called the assault a "planned, organised, terrorist attack".
"This shows the extent to which the enemies of our country can go," he told the local Geo TV station.
But he added: "It is wrong to say that law and order has collapsed in Pakistan.
"We are very near to [tracing] the attackers involved in this."

Um Retrato da Selva

Uma pequena lembrança dos nobres selvagens.

Sunday, March 29, 2009

Os sanguessugas do Brasil

Excelente artigo de Cleber Benvegnú publicado na Zero Hora e reproduzido integralmente abaixo:
O Brasil, de fato, como tem dito o humorista José Simão, é o país da piada pronta. Não raras vezes, no entanto, a anedota costuma ser de mau gosto. É o caso do escândalo administrativo do Senado. Impressiona a constatação de que aquela casa, composta por 81 senadores, possuía 181 diretores com salários próximos de R$ 25 mil. Mais: o orçamento da instituição é superior ao do município de Porto Alegre. Isto mesmo: para administrar alguns poucos prédios e suas susceptibilidades, o gasto é maior que o de uma cidade com 1,4 milhão de pessoas.

Eis a prova provada da nossa cultura patrimonialista, que endeusa o Estado apenas para usá-lo como se privado fosse. É o dinheiro do povo a serviço dos privilégios de uma casta silenciosa, sorrateira e espertalhona. No Brasil, em virtude das peculiaridades do seu processo civilizatório, o poder – a Coroa Portuguesa – chegou antes da constituição comunitária. A população só veio depois, submetida e amoldada ao comando estabelecido. A consequência é que a nossa história foi se desenhando em volta das franjas estatais, enquanto a sociedade restou subjugada a um papel meramente secundário e coadjuvante.

Não é por outro motivo que a iniciativa privada é vista com tanto descaso. Não é por outro motivo que o empreendedorismo não faz parte dos currículos escolares. Não é por outro motivo que temos a maior carga tributária do planeta. Não é por outro motivo que reina a burocracia no serviço público. Não é por outro motivo, enfim, que o Estado foi se transformando num elefante gordo, vagaroso e ineficiente. Mas, apesar disso, ele ainda continua ovacionado como se fosse a única redenção possível. Vivemos, enfim, num país em que a pauta sempre trata dos direitos, quase nunca dos deveres.

Na política, o patrimonialismo se encaixa tanto na esquerda quanto na direita retrógradas. Não tem preferências partidárias e ideológicas. Seu espírito é servir-se do bolo. Basta ver que agora o governo Lula fomenta um processo de inchamento da máquina pública sem precedentes, enquanto antes um coronelismo reacionário distribuía benesses a amigos do “rei”. São muitos os que construíram sua autonomia política e financeira nesse entorno do poder. Como sanguessugas da força de trabalho alheia, fazem pouco, descansam muito, colocam o paletó na cadeira e saem a defender teses politicamente corretas. Quase nada produzem, quase nada acrescentam. Não são todos, por óbvio, mas há diversos nessa condição.

Que o caso do Senado sirva de alerta. Alerta definitivo! Que a sociedade reavive seu civismo e revigore seu ímpeto republicano. Que os funcionários públicos possam ser bem pagos e reconhecidos, contanto que de maneira justa e equilibrada. Que o Estado não seja pequeno ou grande, tão-somente efetivo. Enfim, para não deixar o pessimismo tomar conta, melhor dizer: que Deus nos proteja!

Thursday, March 26, 2009

Robert Shiller: Como Lidar com a Implosão do Mercado Imobiliário

Artigo de Robert Shiller sobre a explosão da bolha imobiliária e como lidar com suas consequências.

O Povo Basco é Baixo

Eis uma evidência.

Orgia do Imperador

O imperador de realengo, Adriano, imita gornaldo em tudo, menos no talento. Permanentemente fora de forma, sempre arrumando uma contusão pra não jogar e grande apreciador de noitadas, orgias e bolas [não necessariamente as de futebol].

Riemann Hypothesis

O problema cuja elusiva prova atrai a atenção dos matemáticos há mais de um século.

Sobre Edmund Burke

Ensaio sobre Edmund Burke, escrito por Jeremy Stangroom. Burke escreveu:"Society requires not only that the passions of individuals should be subjected, but that even in the mass and body, as well as in the individual, the inclinations of men should frequently be thwarted, their will be controlled, and their passions brought into subjection".

Vernon Smith: Racionalidade em Economia

Resenha do novo livro de Vernon Smith, Rationality in Economics, escrita por Herb Gintis, curioso que a resenha se encontra no site da Amazon.com.

Wednesday, March 25, 2009

O Papa e a Democracia

Na Der Spiegel uma reportagem sobre os links do Papa com a extrema direita. Vejam o que escreve o Cardeal Ratzinger sobre a democracia: "The feeling that democracy is not yet the right form of freedom is fairly common and is increasingly widespread…. How free are elections? … Is there not an oligarchy of those who decide what is modern and progressive, what an enlightened individual should think? … And what of the decision-making process in the bodies of democratic representation? … Who could doubt the power of interest groups, whose dirty hands are increasingly visible? And is the system of a majority and a minority really a system of freedom in the first place?"

Senado, Uma Casa de Massagens

Uma semana depois de anunciar a redução pela metade dos 181 cargos de diretores, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não exonerou ninguém até agora. Nem mesmo os 50 diretores que tiveram seus nomes divulgados na última sexta-feira foram afastados.

Adeus Britannia

Anos praticando a dissolução dos costumes termina de forma pífia, ridícula e trágica.

Monday, March 23, 2009

México, Estado Falido

Uma descrição da BBC sobre a guerra entre as gangs mexicanas pelo controle do tráfico de drogas: So does this make Mexico a failed state?
"Your country must provide you with the things a democracy provides," he says.
"One of those is security, the freedom to raise a family, to grow up, to make a business, to buy a house and in this place you can lose those things in an hour. Your family can be destroyed in a single act.
"Of course when your state cannot provide such security it's not working, it is a dysfunctional state."

Analfas Capixabas

O ato e a faixa explicam porque o Espírito Santo é a selva que rescende a moqueca.

Em Defesa do Ocidente

Segundo Roger Scruton: "the citizens of Western states have lost their appetite for foreign wars; they have lost the hope of scoring any but temporary victories; and they have lost confidence in their way of life. Indeed, they are no longer sure what that way of life requires of them. At the same time, they have been confronted with a new opponent, one who believes that the Western way of life is profoundly flawed".

Saturday, March 21, 2009

Por que me Ufano de Ser Brasileiro?

Vejam os motivos do correspondente do jornal O Globo em Washington. Impressiona a profundidade dos argumentos.

O Mensalinho do Noblat

Denúncia dos Amigos do Presidente Lula. Impressionante o número de dossiês que esses indivíduos amealham... como conseguem acesso a esse tipo de informação tão facilmente? E o seu uso serve apenas para o achaque político e nunca para aprimorar as instituições e colocar bandido na cadeia.

Thursday, March 19, 2009

O Horror! O Horror! Os Amores de Dilma

O SB confessa que poucas coisas no universo têm o poder de horrorizá-lo. Mas esta notícia dada pelo Diogo Mainardi, obtida na prolífica fábrica do Doutor Protógenes, de que a ministra Dilma possa ter relacionamentos amorosos realmente ultrapassa as fronteiras do suportável e do humanamente concebível .

Metas de Inflação, Conversa para Boi Dormir

Adolfo Sachsida deu o pontapé inicial dizendo: “O objetivo desse post é questionar a interpretação corrente referente ao sucesso do mecanismo de metas de inflação. Gostaria de saber exatamente como um sistema que RECURSIVAMENTE falha em atingir as metas programadas pode ser considerado um sucesso”. Pedro Albuquerque decidiu bicar o jabaculê e afirma: "All around the world, different flavors of inflation targeting regimes suddenly became irrelevant for monetary policy and have undeniably contributed to cycles of credit expansion that disregarded financial stability, being therefore one of the factors behind the current financial crisis".

De Houston a Governador Valadares

O brasileiro é antes de tudo um pilantra. Tem uma criatividade infinita para o crime, a sacanagem, a putaria pura e cristalina. Do roubo de galinhas ao rombo no tesouro, somos os melhores. A última conquista brazuca é tecnológica, vejam a incrível estória do gato no satelite militar americano.

Paredão

Cuba está para o baseball assim como os EUA estão para o basketball e o Brasil para o futebol. Ontem, pela primeira vez em 50 anos seu time não se classifica entre os 4 melhores do mundo. Uma tragédia esportiva. Raulzito já está botando as azeitonas nos AK 47.

Tuesday, March 17, 2009

Para Curar a Ressaca

Cabeção bola aberta de raio infinito? Nada melhor do que um virado paulista para acabar com a ressaca. Receita disponível no fantástico blog Senhor Prendado.

Por Que o Brasileiro é Vagabundo e Indolente?

Segundo Mr. Dundas, a culpa é do feijão.

México, o Doente Mental da A.L.

Mesmo quando muito raramente o México tem razão contra os EUA, a sua reação é sempre imbecil, burra, desproporcional, e desequilibrada. Parece mulher brasileira com TPM. Sobre a merdiocridade Mexicana é sempre bom consultar o Abulafia, aqui, e aqui.

Ao Vencedor as Batatas

Mudança de regra na Fórmula 1, agora o campeão será o piloto com o maior número de vitórias. Keke Rosberg nunca mais. Pelo menos nos livramos da antiga regra, a do Whiner Takes All, vulgarmente conhecida como Ayrton Senna’s rule, no qual o piloto mais chorão ganha o campeonato batendo o pezinho.

A Multiplicação do Paraguay

O governo Serra duplica o Paraguay no mapa:"Um livro de geografia distribuído pelo governo paulista aos alunos da sexta série do ensino fundamental traz duas vezes o Paraguai no mapa da América do Sul e ainda inverte a localização do Uruguai e Paraguai".

Milan Kundera Delator?

"Milan Kundera, arguably the most brilliant literary anatomist of communism in Eastern Europe, was accused last October in the liberal Czech magazine Respekt of having informed on one of his countrymen in 1950, leading to that man's imprisonment for 14 years in a hard labour camp. Because Kundera's stature rests largely upon his having been a voice of sanity and morality in the Cold War, there is no small measure of tragedy and irony here".

Uma Biografia de Paul Valéry

Resenha da enorme biografia de Paul Valéry escrita por Michel Jarrety.

Monday, March 16, 2009

Highlands do Detrito Federal

A Ceilândia Sul, localizada nas highlands do D.F., não é conhecida por suas montanhas, nem mesmo por seus morros, mas é habitada por empresários de grande iniciativa e criatividade dedicados `a nobre arte celta de produzir whisky com um sabor bem selvagem, na base da cachaça.

Selva é Selva

Juiz é acusado de usar trabalho escravo no Maranhão.

Como Tirar o Doutorado na USP

Receita do Observatorio de Piratininga para obter um doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: "Tome uma frase qualquer da obra de Bertolt Brecht e use como epígrafe.
A seguir, escolha um tema aleatório, independente de sua relevância, e dê um jeito de relacioná-lo com a luta de classes, empregando o tempo todo um tom de denúncia, se possível temperado com alguma profecia revolucionária.
Adicione uma pitada de psicanálise, duas colheres de chá de semiótica, polvilhe quatro ou cinco trocadilhos e mexa bastante para desarticular a sintaxe, produzindo parágrafos incompreensíveis que dêem aparente densidade à mistura.
Para aumentar a consistência, cite Marx, Gramsci, Althusser e Derrida, despejando ao mesmo tempo alusões a Roberto Schwarz, Marilena Chauí e Florestan Fernandes, de modo a garantir um sabor brasileiro.
Enrole bem e deixe descansar numa gaveta durante no mínimo quatro semestres. Em seguida, leve à banca examinadora previamente conchavada com o seu orientador e simule um debate por duas horas.
Depois de obter o seu diploma de mestre ou doutor, sirva uma festa para professores e colegas num bar da Vila Madalena"
. [Dica do Tambosi]

Pediram a Cabeça

Os críticos estão pedindo a cabeça do técnico Inglês Martin Johnson. Ele deu a cabecinha: England 34-10 France.

Persegonha Detona

Sobre uma citacão de Rodrigo Constantino a Nelson Rodrigues: "Rodrigo não pode usar Nelson para defender o aborto. Nem para ilustrar um parágrafo. Nelson era contra o aborto. Radicalmente contra".

Fred Gol

Fred fez a sua estreia com a camisa do Fluminense, ele fez dois gols e ajudou o time a virar o placar para cima do Macaé na vitória por 3 a 1.

A Democracia do Clown de Caracas

Chávez ordena tomada de portos e aeroportos nas mãos da oposição.

Friday, March 13, 2009

Thursday, March 12, 2009

Combatendo a Impunidade: O Jornalista Sapateiro e o Ministro Leninista

Pode-se medir quão absolutamente merda é um país como o Brasil, no qual o ministro da justiça vai ao senado para defender um assassino, quando o comparamos a outro país como o Iraque, que vive no caos, a centímetros de uma Guerra civil, mas que consegue combater a impunidade e dar um sentido ao estado de direito.

Madoff em Cana e a Regulação Financeira

Pelo menos o canalha vai apodrecer no xadrez. Para os inocentes que acreditam em regulação financeira, o caso Madoff é um exemplo de livro-texto de que ela não funciona, pois como explicar que o esquema mais primário de engabelar as pessoas que Madoff usou por tanto tempo, que é o esquema de ponzi, não tenha sido identificado pelas autoridades?

Protesto Islamista e a Reação de Melanie Phillips

O post anterior relata o protesto dos islamistas em Luton contra os soldados britânicos. Melanie Phillips, uma crítica vocal do islamismo e das políticas politicamente corretas do Reino Unido, analisa o absurdo da situação e conclui: "The reason behind the government’s disastrously misguided approach is the refusal by ministers and the security establishment to acknowledge that the driver of Islamist extremism is not ‘grievances’ but religious ideology. That ideology threatens the freedom and security no less of those many British Muslims who have nothing to do with such extremism and who want to sign up to British values just like everyone else.
It was the product of the government’s dalliance with extremists and refusal to address the core of the Islamist threat to this country that was on such ugly and shocking display in Luton yesterday"
.

Absurdo e Ironia: O Protesto Islamista

Anjem Choudary, o braço direito de Omar Bakri e um dos fundadores do ilegal Al-Muhajiroun, comandava um grupo de islamistas na recepção de soldados em Luton e com sarcasmo e veneno os ataca: "'Pathetic and cowardly British soldiers pompously marched through Luton to demonstrate their skill at murdering and torturing thousands of innocent Muslim men, women and children over a 24-month period. 'Astonishingly, hundreds from the Luton community too felt it necessary to maintain this vile parade by upholding banners of support and shocking slogans of praise for these brutal murderers. 'In light of this, a sincere demonstration was organised by Muslims from the local community to highlight the British state-sponsored terrorism that is currently ensuing in the lands of Afghanistan and Iraq, and how the return of active soldiers on such battlefronts should be marked with severe condemnation as opposed to welcoming rapture.'He added: 'Non-Muslims in Britain must appreciate that the actions of the British soldiers must be condemned unreservedly; they are not heroes but closer to cowards who cannot fight, as their uncanny knack for death by "friendly fire" illustrates". Obviamente os únicos presos na manifestação foram dois britânicos acusados de racismo... o melhor da matéria é o cartoon no fim dela.

Um Site para Explicar Incerteza

Novo e interessante site Understanding Uncertainty.

10% de Desemprego, e Subindo

Desemprego nos EUA chega a 10%. O SB pergunta, qual será a taxa de desemprego americana no "pico" da crise? O SB com toda a sua parafernália técnica, que consiste num six pack de cerveja light ordinária e uns shots de Jim Beam, chuta 20%.

Para Entender Estatísticas na Área da Saúde

Que o público não tenha a mínima idéia de como interpretar estatísticas, em particular, estatísticas médicas e de efeitos de remédios, todos sabemos. Que os jornalistas que cobrem a área de ciências são analfabetos em estatística, também não é novidade. Mas que até mesmo doutores o sejam, aí a coisa começa a ficar séria. Na Psychological Science in the Public Interest um panel de cientistas documenta o impacto da ignorância estatística em interpretar os riscos para a saúde.

Wednesday, March 11, 2009

Snif, Snif: Chora Valério

Marcos Valério, podemos dizer, o agente representativo da selva, dá uma de vitima: Seus dentes da frente foram quebrados durante uma das surras que tomou de presidiários do Tremembé, recuperados – os dentes – por próteses provisórias que não o livrarão, contudo, de um implante ósseo para recomposição de parte do alvéolo superior. Nem poderá eventualmente tirar a camisa em público. Se fizer isso, exibirá dois cortes à altura das costelas, por onde lhe enfiaram dois estiletes e um afundamento perto da coluna, produto do espancamento com um pedaço de cano. Quando lembra de tudo isso, Marcos Valério chora. Tadinho. [Dica do Coturno Noturno]

Fake Science e o Efeito Massachusetts

Sempre rola uma picaretagem em estudos médicos envolvendo testes de remédios. O curioso é que a maioria é made in Massachusetts [dica, Badger].

O Lobby Israelense e o Assassinato de Caráter

Interessantíssimo artigo publicado pela Jewish Telegraphic Agency. Charles Freeman havia sido apontado para chairman of the National Intelligence Council. Mas não foi aprovado. Ele culpa o “Israel Lobby” por isso. E adiciona: "The tactics of the Israel Lobby plumb the depths of dishonor and indecency and include character assassination, selective misquotation, the willful distortion of the record, the fabrication of falsehoods, and an utter disregard for the truth". Vale a pena ler o resto do artigo.

Criticando Ayn Rand

Mais um post bem escrito de Igor T, desta vez criticando Ayn Rand, alguns dirão maldizendo.

Monday, March 9, 2009

A Selva Cuiabana

Cuiabá é o tipo do buraco que ninguém, nunca, em momento algum, pode esperar algo que não seja tipicamente, genuinamente, absolutamente, selvagem. Este post da jornalista Adriana Vandoni, que relata um crime por sentença, sintetiza o que é esse pedaço representativo da Selva Brasilis: "O vereador cuiabano Ralf Leite (PRTB), preso no dia 6 de fevereiro fazendo sexo com um menor de idade, vai ser ouvido na próxima sexta-feira (13), às 8h, pelos membros da sindicância instaurada pela Polícia Militar para apurar a conduta dos policiais responsáveis pela prisão do parlamentar.
Ralf foi notificado três vezes para comparecer perante os membros da sindicância, mas não o fez. Isso levou à prorrogação da sindicância, que seria concluída hoje. A PM deve inocentar os policias militares Uanderley Benedito Costa e Fábio Gomes de Oliveira, acusado de extorsão pelo vereador, já que o menor negou a versão de Ralf.
Em breve a Câmara Municipal de Cuiabá, em votação secreta, deve “concluir” que Ralf não quebrou com o decoro e deve inocentá-lo"

A Irrelevância da Macroeconomia

Willem Buiter, professor da LSE, não perdoa e faz uma dura crítica `a macroeconomia: "Standard macroeconomic theory did not help foresee the crisis, nor has it helped understand it or craft solutions. This columns argues that both the New Classical and New Keynesian complete markets macroeconomic theories not only did not allow the key questions about insolvency and illiquidity to be answered. They did not allow such questions to be asked. A new paradigm is needed".

Crise, Xenofobia e Imbecilidade Profissional

Numa crise parece que a imbecilidade reina, vejam este debate sobre demitir estrangeiros primeiramente.

Liberdade Econômica no Brasil

O excelente blog da C.I.A. faz um post com varios indicadores de liberdade econômica no Brasil. Para variar estamos sempre na rabeira.

Incino Pubrico e Gratuito

UnB strikes again. CPI da UnB, urgente!

Thursday, March 5, 2009

Jean-Jacques Rousseau, Cunt

Excelente artigo de A. C. Grayling, contando a briga entre o grande David Hume e o anão intelectual e analfa profissional, o proto-bolivariano J.-J. Rousseau.

Um Pesquisador Levando um País nas Costas

Para quem não consegue entender o conceito de elite: No Equador um unico pesquisador é responsável por 7% dos artigos indexados desde 1965!! é o professor de física chileno Bruce Hoeneisen, que trabalha na área de altas energias, colaborando com o Fermilab (USA). Na hora que os bolivarianos de porta de cadeia souberem disso, podem apostar, vão enxotá-lo do país.

Falta de Vergonha: Juíza Investigada por Corrupção é Promovida a Desembargadora

Simplesmente absurdo, grotesco, vexaminoso: "Por 19 votos a zero, o plenário do Tribunal Regional Federal da 1 Região, em Brasília, aprovou ontem a promoção da juíza Ângela Catão, da 11 Vara Federal em Belo Horizonte, a desembargadora. Relatório enviado há 15 dias pela Polícia Federal ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) recomenda o indiciamento de Ângela Catão pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha, entre outros".

Wednesday, March 4, 2009

Tuesday, March 3, 2009

Bolsa Família: Not Tupy x Torre

Num país envergado pelo peso da ignorância, a inteligente discussão sobre o Bolsa Família entre o Torre de Marfim e o Not Tupy é alentadora: Bons argumentos, ironia, e respeito.

Ataque Terrorista em Lahore

A excrescência do Islam, o Paquistão, sofre mais um ataque terrorista. Como esperado provavelmente nunca saberemos que grupo foi responsável por esse atentado. Perto da impunidade no Paquistão a selva é uma Suiça. Entretanto hipóteses e, especialmente, teorias da conspiração abundam quanto mais corrupto, zoneado, e miserável é o lugar. Muitos analistas apontam as forças de segurança do Paquistão como responsáveis. Outros apostam na Al Qaeda e/ou outros grupos islamistas. Para variar, tem militar culpando a India.

O Terror e o Norte da África

O norte da África servirá como uma base para o terror?

Entrevista com Paul Samuelson

O economista que moldou a economia moderna fala da crise: "There have been ups and downs and economic bubbles since the cavemen. What makes this meltdown different is that we have built such an elaborate house of cards on the fiendish financial schemes of "brilliant" MIT and Wharton School graduates that it will take a great deal of time to unwind the mess and rebuild confidence in the financial system. They created instruments so complex that no CEO understood them. They so lacked transparency that the meltdown came as a surprise". Um "mea culpa"?