Thursday, July 31, 2008

O Fim da Picada

Aqui o manifesto de alguns professores da Universidade de Chicago contra o Milton Friedman Institute. A grande maioria dos signatários são professores de humanidades - entre eles muitos professores de história - que procuram "alternatives to recent economic, social, and political developments"...Alguém precisa urgentemente ensinar a esses professores um pouco de história, para mostrar que as alternativas a economia de mercado, comunismo e fascismo, falharam miseravelmente.

Martin Feldstein

Um pouco sobre o professor de economia de Harvard e ex-presidente do NBER.

Raposa no Galinheiro

Gente nova, do partido, na receita federal.

Amorim, o Débil Mental

Mais uma do barbudinho imbecil.

Tuesday, July 22, 2008

A Ilimitada Burrice Anti-Inflacionária

A proposta governista para acabar com o aumento de preços.

Selva Italiana

Indiferentes Italianos tomam sol ao lado de corpos de duas garotas ciganas que morreram afogadas.

Natalino

Selva, um buraco sem alternativas: Um exemplo de membro de um partido de oposição...

Congonhas e Denise Abreu

Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo denunciou Abreu pelo crime de uso de documento falso.

Quebradeira

Não há nada melhor no mundo do que brincar com o dinheiro dos outros. Isso não é privilégio apenas de políticos, funcionários públicos e burocratas. Banqueiros e os “profissionais de finanças” são especialistas em arriscar o dinheiro alheio colhendo os ganhos e socializando os prejuízos. Mais um caso de um grande banco americano em perigo.

Sunday, July 20, 2008

White Shark Afoga Novamente

Mais uma vez Greg Norman nada nada para morrer na praia...mas valeu por ter vindo.

Estadão e de Sanctis

O Estadão critica de Sanctis e arremata: "A sociedade brasileira apreciou muito o trabalho da Polícia Federal na Operação Satiagraha - como em tantas outras -, especialmente por ter atingido certas "figuras carimbadas" sobre as quais, há muito tempo, pesam as mais cabeludas suspeitas. Pena, no entanto, que os excessos, os abusos e os delírios - como o aqui comentado - revertam a avaliação positiva obtida pela atuação da PF" .

Amorim, o Demente

O estrago que Amorim, o barbudinho comunista-mor do Itamaraty, tem feito ao Brasil precisa ser objeto de estudo.

Polícia Prende, Justiça Solta

Polícia prende, justiça solta? Não, o fato que a justiça nem precisa soltar, porque nunca leva adiante nenhum processo. Basta engavetá-los para garantir o direito `a impunidade.

Thursday, July 17, 2008

A Idiotia Latino-Americana

A idiotia latino-americana é um câncer intelectual, vejam o exemplo desse campineiro hindu.

Novo Blog

Um novo e interessante blog de economia de ex-alunos da UFES: Porcos Capitalistas.

Onde Está o STF?!

Mais um abuso de poder da justiça comum: Mandaram bloquear dinheiro e apreender os bens do casal Garotinho.

Pepperoni

O advogado de Daniel Dantas, sócio-fundador do Banco Opportunity, Nélio Machado, disse hoje ter pedido à Justiça que o juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto Martins De Sanctis, seja afastado do caso que envolve o banqueiro.

Cronologia da Pizzaria

Cronologia do caso Dantas.

Diogo e Dantas

No podcast do Mainardi: Daniel Dantas é de uma poltronice sem igual. O fato de querer manter distância do inquérito sobre a Telecom Italia, que envolve seu cupincha Naji Nahas, é revelador de seus métodos. Daniel Dantas pensa como os mascates do jornalismo: ele só se interessa por notícias que possam alavancar seus negócios.

Dantas e Mendes

Advogados do banqueiro Daniel Dantas manobraram, para que caísse no plantão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, o pedido de liminar no habeas corpus impetrado por Dantas em junho, concedido duas vezes na semana passada

O Dedo de Lula

Lula havia avalizado afastamento de Queiroz na segunda.

Monday, July 14, 2008

Migração Humana

Artigo na Scientific American sobre um estudo de DNA mapeando a migração humana.

Rabo Preso

Juíza pede apuração sobre origem de grampo.

Dantas e o Planalto

PF diz que Dantas fez lobby dentro do Planalto por ''negócios ilícitos''.

Doutorado em Economia, ou Malandragem?

A obtenção de um doutorado é um sinal de seriedade, inteligência e retidão moral? Conseguir um doutorado em economia é garantia de caráter? Os casos de Daniel Dantas e do presidente do Equador Rafael Correa aparentemente são contra-exemplos dessas qualidades que supostamente são necessárias para a obtenção desse título. Eles simplesmente ilustram um fato sobre a economia: o de que pessoas racionais seguem interesses próprios aproveitando os incentivos existentes para alcançá-los. Em teoria econômica não se presume que elas devam necessariamente seguir a lei, a moral e os bons costumes.

Saturday, July 12, 2008

Em Defesa de Mendes

Em defesa ao ministro Gilmar Mendes há uma curiosa convergência de opostos: Reinaldo Azevedo, e Zé Dirceu [post intitulado "Fragilidade na Justiça ameaça a democracia do país"].

Dantas = F (Simonsen, FHC)

Trecho da Reportagem de VEJA intitulada "Dantas contra a parede":
(...)
Poucos homens de negócios representam com mais nitidez a natureza perversa do capitalismo brasileiro dependente do estado macrófago do que o banqueiro Daniel Dantas. Pelas mãos do ex-ministro Mario Henrique Simonsen, que o considerava seu aluno mais capaz, Dantas despontou há duas décadas como um jovem e astuto economista saído do conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Durante as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, o banqueiro de origem baiana reinventou-se. À frente de seu próprio banco, o Opportunity, recebeu a bênção do governo para unir-se aos poderosos fundos de pensão de estatais, como Previ e Petros, formando uma espécie de parceria público-privada cujos efeitos desastrosos perduram até hoje. Dantas conseguiu do governo um mandato para ser o gestor dos recursos investidos por esses fundos em um conglomerado de empresas recém-privatizadas, que reunia desde a Santos Brasil, terminal portuário em Santos, até as operadoras de telecomunicações Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular. A parceria funcionava desta forma: o governo entrava com o dinheiro e Dantas dava as cartas.
Foi assim, como empresário privado de patrimônio público, que Dantas despontou como o mais astuto entre os inúmeros capitalistas brasileiros cujo sucesso se deve a privilégios oficiais obtidos pela bajulação e, principalmente, pela corrupção de autoridades de plantão. Ele é expoente entre os negociantes e sistemas empresariais que nunca se expuseram ao poder purificador da concorrência, que se escondem sob as asas estatais para fugir dos rigores da lei e do vento trazido pela abertura econômica. Nada sabem sobre inovação ou produtividade, os reais motores da criação de riqueza no sistema capitalista. Nessa condição, Dantas envolveu-se em praticamente todos os grandes escândalos de economia mista – estatal e privada – da última década no Brasil.

Entrevista com de Sanctis

Entrevista com o juiz de Sanctis no journal da globo.

Crise Financeira

O banco IndyMac quebra, "the bank became the second largest financial institution in the country to fail in the country's history".

Dinheiro Vivo

Um pouco sobre Luis Nassif .

Mendes x de Sanctis

Mais um capitulo desse confronto.

STF no Lixo

Gilmar Mendes se apressa para soltar Daniel Dantas novamente e abre crise no judiciário.

Friday, July 11, 2008

Racismo Institucional

Uma das entidades profissionais mais poderosas dos EUA, a American Medical Association, se desculpa pelo racismo que praticou por cerca de 100 anos.

Perfil de Daniel Dantas

Perfil de Daniel Dantas na revista Piauí .

Procurador da República Critica Gilmar Mendes

O procurador da República Rodrigo de Grandis afirmou que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de conceder habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas, na noite de ontem, foi "ilegal e inconstitucional, porque criou foro privilegiado que não existe na Constituição da República", já que Dantas não tem direito ao privilégio por não ser parlamentar nem ministro de Estado. "Me causou perplexidade a decisão de Mendes porque ele analisa fundamentos e fatos que não foram apreciados pelas instâncias inferiores do Judiciário", disse De Grandis.

Pedaço Maior de um Bolo Menor

Shikida entrevista Ronald O. Hillbrecht que explica porque o liberalismo não vinga no Brasil.

Mendes x de Sanctis

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, quer que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por ele, a Corregedoria da Justiça Federal de São Paulo e o Conselho da Justiça Federal (CJF) investiguem a conduta do juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal. O juiz é o responsável pelos pedidos de prisão dos investigados na operação Satiagraha, da Polícia Federal - entre eles o banqueiro Daniel Dantas, do banco Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas.

de Sanctis x Mendes

Gilmar Mendes foi avisado por uma desembargadora do TRF-SP de que a PF monitorou seu gabinete na presidência do Supremo Tribunal Federal a pedido do juiz Fausto Martin de Sanctis -que mandou prender Daniel Dantas e, depois que Gilmar mandou soltar, mandou prender de novo. A partir do alerta, o ministro confirmou informação recebida pouco antes, segundo a qual a PF tem em mãos um vídeo, com imagens gravadas no Supremo, em que assessores da presidência conversam com advogados de Dantas. No STF, a notícia da existência do vídeo foi recebida com indignação, mas também com algum sarcasmo.

Gilmar, Solta Eles Também!

Metade da população carcerária brasileira, de acordo com números oficiais do ministério da Justiça, espera decisão semelhante àquela que o banqueiro Daniel Dantas recebeu do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Do total de 422.373 presos em todo o País, mais de 211 mil estão em situação provisória - ainda sem condenação - e poderiam aguardar o julgamento em liberdade, como ocorrerá com Dantas.

Senado Assalta os Cofres Públicos

Senado aprova contratação sem concurso para 97 cargos de 10 mil reais.

Wednesday, July 9, 2008

Conflitos Internos na PF

Relato de Bob Fernandes sobre guerra e espionagem na PF para prender Dantas.

Estado Policial, ou Trabalho da Polícia?

Quando até mesmo Zé Dirceu concorda com as críticas do presidente do STF que afirma que as ações da Polícia Federal fazem inveja ao regime soviético [ver o post intitulado: "Espetacularização", o show da Polícia Federal], alguma coisa necessariamente está errada. Sim, está mesmo. A Polícia Federal não tem agido como uma típica instituição pública da selva. Ela trabalha, ela funciona. Bota bandidos e corruptos na cadeia. Isso onera o judiciário, que tem que labutar para tirá-los da cadeia o mais rápido possível e garantir sua impunidade.

Dantas e Nahas, PSDB e PT

Qual o objetivo da política no Brasil? Roubar. Roubar descaradamente, de forma compulsiva e ilimitada. Não interessam os partidos, as pessoas. A essência é a mesma: o roubo puro e simples. O esquema Dantas-Nahas ilumina de maneira clara e inequívoca que a roubalheira, a canalhice, a desfaçatez, eram os mesmos nos governos do PSDB e do PT. Diogo Mainardi, sempre ele, mostra como a coisa funcionava. Reinaldo Azevedo, por outro lado, sempre defendendo seu partido, perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado e vai solapando sua reputação de jornalista.

Thursday, July 3, 2008

Energia Nuclear: A Favor ou Contra?

Artigo no Wall Street Journal.

Derrota de Chávez, das FARC e dos Barbudinhos Rosados do Itamaraty

Bom artigo de William Waack.

De Cabeça Erguida

O flu perdeu como um time de oitava, como um time pequeno. Tem um treinador que não consegue distinguir um cabeça de área [igor] de um centroavante [Dodo]. Uma diretoria que sacrifica um campeonato por um virtual titulo inedito. O time foi muito longe e o vice da libertadores é uma conquista. Agora vamos rumar com toda a força para a segundona. Pelo menos não fomos humilhados totalmente.

Wednesday, July 2, 2008

Ingrid Betancourt Libertada

Sobre o resgate de Ingrid Betancourt na Colombia.

Concentração

O SB está concentrado hoje para a grande decisão da Libertadores. É uma luta difícil e desigual. Lutar contra o catimbó da mulambada. Contra a picaretagem inata dos jogadores que se acham craques e que entram de salto alto pensando em ir para as “europa” depois da copa. Concentrado para evitar que o otimismo tolo e sem base cause uma euforia vazia e oba-oba que deslanche em mais uma apresentação humilhante. Torcer para que os profissionais sejam profissionais e respeitem a torcida. Torcer para o Fluminense é um ato de fé: irracional, emotivo e desgastante.