Friday, February 29, 2008

Preferência Revelada

Claudio Shikida finalmente escolheu a profissão ideal, de professor de economia para blogueiro e de blogueiro para romancista, o caminho foi longo e tortuoso, mas ele se encontrou. Numa terra onde Graciliano Ramos é um clássico, não vai ser muito difícil ele deixar sua marca na literatura brasileira.

Indução, Dedução e a Construção de Modelos

Artigo do grande economista japonês Akihiko Matsui ganhador do Nakahara Prize.

Obama e os Chicanos

Por que Obama não tem o apoio dos Latinos? A explicação é bem simples, segundo uma líder chicana:"Obama's problem is he happens to be black".

Wednesday, February 27, 2008

O Legado da Unicamp

O que esperar da academia da selva? Uma elite intelectual dedicada ao ensino e pesquisa? Ou apenas um reflexo da sociedade? Uma sociedade caracterizada pela desonestidade e malandragem, onde educação tem valor nulo e onde o espírito de corpo e rent seeking reinam supremos. Consideremos mais um caso do instituto de economia da Unicamp - um centro de excelência que já nos deu luminares do pensamento econômico como Belluzzo, Serra, Mercadante e Coutinho- que agora nos revela Jorge Mattoso, cujo nome figura sistematicamente nas páginas policiais e nunca apareceu numa revista acadêmica. Aqui temos acesso as suas grandes contribuições intelectuais para a humanidade, um par de artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo. Parece piada, mas infelizmente não é.

Jussivan, de Taguá

Um meliante que atende pelo nome de Jussivan, acusado de ser o chefe da quadrilha que assaltou o Banco Central em Fortaleza e roubou R$164 milhões, é preso em Taguatinga. Nenhuma surpresa, onde mais um larápio chamado Jussivan iria gastar o dinheiro roubado senão em taguatinga, aquele paraíso.

O Professor

Lula garantiu que em 2010, quando sair do governo, nao vai passar oito meses na Europa dando aula. Mas se ele fosse para a Europa dar aula, o que ele iria ensinar? e em que lingua?

Os Exageros do Anti-Terror

Homem preso por 18 meses acusado de terrorismo é inocente.

Tuesday, February 26, 2008

O Futebol Paulista

Eis o futuro do futebol parlista, meu

Subdesenvolvimento é um Negócio Sério

Até nossos ETs são analfabetos e incompetentes...

Pau Mandado

Existe coisa mais baixa, mais humilhante, do que ser pau mandado? Existe algo mais execrável no universo do que ser pau mandado de um palhaço? Vejam o caso desse tal de Jhonny Yánez Rangel, governador do estado de Cojedes, que se pronunciou em defesa dos picaretas que foram a argentina entregar dinheiro do governo venezuelano para financiar a campanha da presidente eleita.

Ass Drain

Brasil, terra da abundância. Aqui tudo dá. Antes exportávamos açúcar, café, e agora nos especializamos em jogadores de futebol e prostitutas.

Monday, February 25, 2008

Reitores Analfabetos

Cansado dos reitores analfabetos, vagabundos e ladrões que infestam as universidades brasileiras? Então vejam o que está acontecendo nos EUA. Se essa politização continuar, não há dúvida que a academia vai sofrer uma queda brutal na produtividade e na qualidade do produto intelectual.

Mankiw nos Ensina a Ver o Óbvio

Greg Mankiw mostra que educação e saúde são bens normais e, portanto, sua demanda cresce com a renda, disso segue que obter eficiência e igualdade na provisão desses bens é impossível. Apesar de óbvio, pouca gente tem vontade de, ou consegue, entender o argumento...

O Terrorismo Oficial do Governo Chávez

O desespero do desabastecimento criado pelo socialismo Bolivariano está calando fundo no governo do palhaço de Caracas. Ele criou este novo grupelho terrorista para pressionar ainda mais o setor privado da Venezuela. Felizmente os terroristas a soldo do governo sao tão incompetentes quanto o seu líder e se explodem antes de cometerem suas atrocidades...

Alagoas, Sempre na Fronteira

Alagoas é o futuro da selva. Assim como a roubalheira do governo Collor serviu como blueprint para a atual farra petista, este caso no qual a PF flagra deputados de AL exigindo "dinheiro roubado", apenas nos mostra que ainda há muito para aprimorar na selva em termos de bandidagem.

Sunday, February 24, 2008

To Dare is To Do: Spurs Campeão!

Tottenham 2 x 1 Chelsea.

Mais uma Conquista do Governo Lula

Brasil lidera deportações no Reino Unido. Seria interessante se um economista estudasse o aumento da emigração brasileira nas últimas décadas. Como o povo brasileiro tem em media um baixo grau de instrução, é provável que a maior parte de nossos emigrantes sejam trabalhadores não especializados e, portanto, a única forma de emigrarem para países desenvolvidos é entrando ilegalmente neles.

UnB, CPI Já!

O que mais é preciso para criar uma CPI desse aparelho do PT conhecido como Universidade de Brasília? Quantos casos de corrupção, roubalheira descarada e escândalos policiais é preciso?

O Apagão, o Cocaleiro e o Socialismo Bolivariano

O único resultado esperado da combinação da incompetência administrativa petista na área energética, um legado de Dilma Roussef, e sua política externa, comandada pelos barbudinhos delicados do Itamaraty, será o Apagão e uma crise com a Bolívia. Cedo ou tarde o apagão ocorrerá e o PT para mascarar sua incompetência vai culpar o governo do cocaleiro Evo, por não cumprir os contratos de venda de gás. Assim, parece, o socialismo bolivariano apodrece como resultado de suas “contradições internas"...

Friday, February 22, 2008

A Selva Da Escravidão

"O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracom) vai processar as construtoras CTO e Crup, ambas de Astorga (PR), pela demissão de 11 funcionários da obra de ampliação do Hospital da Zona Norte (HZN). Todos foram mandados embora, há poucos dias, sob alegação de justa causa, pois se negavam a continuar trabalhando com salário atrasado".

Os Problemas da Justiça Americana

Este caso dos jogadores de lacrosse da Duke University é emblemático e mostra vários problemas com a justiça americana. O promotor omitiu provas que inocentavam os jogadores acusados de estupro, que foram linchados pela imprensa e políticos por supostamente terem estuprado uma dançarina negra. Depois que foram inocentados e provado que a mulher mentiu, eles estão processando a universidade, a polícia e a cidade. Mas não estão processando quem iniciou todo o problema, pois se trata de uma "deeply mentally disturbed, drug-dependent young woman". Para variar, quem paga a conta pelo crime cometido por indivíduos é o estado, instituições ou firmas que tenham mais dinheiro.

Thursday, February 21, 2008

Olavo, Constantino e Janer

Janer Cristaldo e Rodrigo Constantino respondem a ameaça de Olavo de Carvalho de processá-los. Ignorando essa faceta lamentável de Olavo de Carvalho, aqui nesta entrevista podemos ver o que de melhor ele tem a oferecer, boas idéias, uma aguda penetração em problemas politicos e uma crítica poderosa ao liberalismo [ver sua última resposta].

Mais Um Escândalo

O Coronel do Coturno Noturno descobriu mais um escândalo associado aos cartões corporativos do governo. Uma compra de um relógio Cartier em Nova York. Só falta o cornonel saciar nossa curiosidade e dizer quem foi o ladrão da vez. O Coturno Noturno vai se tornando leitura obrigatória.

As Ratazanas da UnB

Assembléia de professores da UnB defende a permanência do reitor que investe em abridor de garrafa de vinho para fazer pesquisa científica. A que ponto chegou essa instituição? Anos de investimento na ideologia, na politização dos cargos, no incentivo ao comportamento rent seeking de seus professores, tudo isso descamba evidentemente nessa atitude vergonhosa e nojenta. Essa ação entre amigos entrará no rol de mais uma atitude abominável de seus integrantes, basta lembrar como escurraçaram o reitor Geraldo Ávila para abrir caminho para Cristovam Buarque e sua turba petista. CPI já na UnB, é preciso abrir essa caixa preta para mostrar como a universidade pública é assaltada por um bando de vagabundos que usam o dinheiro destinado `a pesquisa em benefício próprio.

Wednesday, February 20, 2008

O Produto do Ócio

O que o ócio e a falta do que fazer dos nossos politicos não nos proporcionam?

Definição de Post em Blogs

Fernando Arranhaponte do blog A Torre de Marfim define muito bem o que é um post de um blog: "o típico post (90% dos meus e dos colegas blogueiros) é um espasmo de convicção invocadinha e exibida, um tapa verbal na cara dos manés que vão ter que ouvir o que é bom para tosse. Mesmo quando camuflado em eruditos truques intelectuais, ou besuntado de ironia até o ponto da incompreensão - e mesmo quando o ponto em si é absolutamente nefelibático e materialmente irrelevante (esses são os piores) -, o post tende a ser a vontade irritada de uma alma desolada de ensinar uma boa verdade ao restante dos mortais".

O STF e a Impunidade

Para que serve o STF? Para garantir a impunidade. O Brasil é o país da impunidade e o STF é o seu guardião. Agora todos os criminosos, traficantes, estupradores e corruptos têm o direito inalienável de cometerem seus crimes com tranquilidade. Para variar, os únicos que vão e ficam na cadeia são os ladrões de galinha.

Tuesday, February 19, 2008

PQP!!!!

Desculpem, leitores, mas é impossível não reagir dessa maneira a mais uma asinina afirmação - ou seria apenas a 51 falando? - de Lula: " Fidel é o único mito vivo da humanidade. O Brasil está satisfeito que seja assim, e não em um sistema turbulento. Eu tenho um profundo respeito ao povo cubano, que acho ser o mais politizado do mundo. Raúl está preparado"

A Ideologia Cega e Emburrece

Como um brilhante economista como Paul Krugman esquece ou ignora tudo o que sabe para defender seus ideais políticos? Obviamente não existe um único economista no mundo que defenda a pobreza. Qualquer economista vai dizer que há formas eficientes de combatê-la e há o receituário falido do estado do bem estar social. Krugman parece desconhecer isso, ou finge ignorar. A ideologia de fato cega e emburrece.

Fidel Castro Renuncia

O ditador pé na cova renuncia e na mais genuína forma democrática do socialismo, será substituído por seu irmão Raul.

O Senador Reitor Dialético

O blog Coturno Noturno tem noticiado e investigado muitas das falcatruas do governo e seus aliados. Vejam essa botinada no senador Cristovam Buarque que procura justificar o injustificável.

Friday, February 15, 2008

Minsky e Greenspan

Bom artigo sobre Hyman P. Minsky e um dos poucos a apontar Greenspan como um dos culpados da atual crise nos mercados financeiros.

Uma Porrada nos Conservacionistas

Conservar o meio ambiente tem um preço. O detalhe é que os ecologistas, ambientalistas e conservacionistas de plantão se recusam a pagá-lo. Como bons socialistas, acham que o custo deve ser pago por aqueles que necessitam usar os recursos naturais.

Ortodoxia e Heterodoxia em Economia

Informativo artigo de Thomas Palley ressaltando as diferenças entre os economistas de Chicago, do MIT e os heterodoxos. Obviamente os marxistas travestidos de pos-keynesianos, que dominam os departamentos de economia da selva, pouco entenderão do argumento.

Idiota?

Você é um idiota se acha que é preciso saber o Alemão para entender o mundo.

Flabby and Bogus

Diz o Royal United Services Institute (RUSI), sobre a atitute do governo Britânico em relação ao “homegrown terrorism”.

Artistas x Clown de Caracas

Artistas de Hollywood apoiam Alejandro Sanz contra o governo venezuelano. Evidentemente os artistas brasileiros desaparecem numa hora dessas...e por falar na Venezuela, eis um exemplo do sucesso do socialismo bolivariano.

Thursday, February 14, 2008

A Raposa no Galinheiro

Só na selva uma coisa destas acontece: Indvíduo com processo criminal nas costas assume o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo... quem toma conta das contas daquele que toma conta das contas dos outros?

A Diplomacia No-Rabicó do Itamaraty

A diplomacia brasileira, sob a tutela dos barbudinhos delicados do Itamaraty, que deve ficar conhecida como a diplomacia no-rabicó, está obtendo resultados significativos. Nossos vizinhos bolivianos, por exemplo, não apenas se acostumaram, mas estão apreciando o estilo neo-boiola que a caracteriza.

Na Calada da Noite: Tim, o Fugitivo

O reitor yankee cangaceiro da UnB sai do apartamento da reforma superfaturada. Hey, Tim, I've got news for you: não é apenas do apartamento que você tem que sair, você tem que ser demitido imediatamente da UnB também e responder a um processo judicial.

Wednesday, February 13, 2008

Mais um Hezbollah no Inferno

O terrorista Imad Mughniyeh foi pros quintos dos infernos depois que seu carro explodiu. Dono de um C.V. invejável nos quesitos atrocidade, assassinato e covardia, sua morte nos leva a pensar nos seus prováveis algozes: a) o Mossad; b) briga interna no Hezbollah; c)queima de arquivo do governo sirio; d)agentes do governo iraniano.

Falta de Clareza ou Conhecimento?

Difícil ler e entender o que os especialistas em economia no Brasil escrevem. Não sabemos se a origem do problema se deve `a notória incapacidade da língua portuguesa de servir como veículo de expressão de idéias ou se ele se deve ao desconhecimento do especialista sobre o tema. Considerem o seguinte paragráfo onde o autor parece tentar comunicar o conceito de bolha: "Outra alteração que se percebe no sistema capitalista mundial, esta sim mostrado tanto no centro quanto na periferia, é a não equivalência entre os valores do mundo real dos diversos setores da economia e o seu correspondente no mundo gráfico do mercado de capitais, ou, se preferir, no mundo virtual. Num passado recente, para cada unidade de valor no mundo real havia a emissão de um documento gráfico que confirmava a existência dessa unidade no mercado de capitais".

Brasil o País Sem Futuro

Meu Deus, o que está havendo com a juventude transviada do Brasil? Nem fazer bandidos decentes estamos conseguindo. A incompetência petista parece ter se alastrado como um câncer maligno em todas as áreas, inclusive na bandidagem, onde tínhamos uma clara vantagem comparativa. Vejam o caso dos dólares na cueca desse ladrão disfarçado de judeu ortodoxo.

Desculpa Australiana

Kevin Rudd se desculpa pelo tratamento dado aos aborígenes no passado, coisa que o antigo primeiro-ministro John Howard se negava a fazer. Mas como diz um dos aborígenes: "Blackfellas will get the words, the whitefellas keep the money".

Sunday, February 10, 2008

A Defesa de Serra e de Tucanos de Porta de Cadeia

Na selva o debate sobre corrupção gira em torno da “honestidade” de politicos e/ou partidos. A consequência é a esperada, ninguém e todos têm razão, pois há corruptos em todos os partidos. Corrupção não é uma consequência de ideologia ou preferência política. Corrupção é crime. O foco deveria ser sobre governança, sobre a impressionante facilidade com que a corrupção permeia os governos da selva, de municípios ao governo federal. É evidente que a corrupção é inata aos governos no Brasil porque eles têm um peso e influência decisiva em todas as esferas de atividade econômica. Infelizmente muita energia é gasta contra políticos ou partidos que caem em desgraça, mas o sistema em si nunca é questionado. Por exemplo, além da necessidade imperiosa de diminuir a máquina pública, é preciso aprimorar os métodos de monitoramento do setor público, e de investigação e punição da corrupção. Isso implica em endereçar, entre outros problemas estruturais, a incompetência da polícia e do judiciário em investigar e punir corruptos.

A Botafoguização dos Redskins

Washington Redskins contrata Jim Zorn para ser o novo técnico. Claramente o dono do time, Dan Snyder, não tem a minima idéia como vencer um superbowl, daqui a pouco chama o Bebeto para ser o novo kicker...

O Saca-Rolhas do Reitor

O reitor cangaceiro da UnB, Timothy Mulholland, não vê problema legal, nem ético na despesa da reforma de seu apartamento paga pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O povo se pergunta em qual empreendimento científico ele pretende usar o saca-rolhas de R$ 859?

Saturday, February 9, 2008

Paxman vs. Ramadan

Aqui o video do programa Newsnight de ontem a noite sobre a defesa da Sharia Law pelo Arcebispo de Canterbury. O melhor do programa de 30 minutos é o debate com Tariq Ramadan. Jeremy Paxman, o âncora, estava distribuindo pancadas a la vonté. Notem como ele silencia Ramadan e deixa o seu oponente falar livremente.

A Lenta Decadência da Bandidagem Brazuca

Brasileiro, como todos sabem, é craque no futebol, na prostituição e na bandidagem. Mas, vejam só. O governo do PT está baixando tanto o nível da bandidagem selvagem que a juventude não se dedica mais `a nobre arte. Considerem o caso desses dois simpletons de Londrina [alguém vai argumentar que ser mané é um problema endógeno de Londrina].

O Idiota Inútil: O Doutor Williams

A América latrina inventou há muito tempo atrás a figura do idiota útil, aquele indivíduo sem bom senso manipulado e usado pelos partidos de esquerda. A inglaterra inova nessa categoria. Inventou o idiota inútil. O líder da igreja Anglicana, Rowan Williams, propôs incorporar “elementos” da sharia law, conseguiu a proeza de ser repelido por muçulmanos, cujos interesses procurava defender, e ser defenestrado por todos os partidos políticos e pelo público inglês.

Friday, February 8, 2008

A Grande Marinha Brasileira

A marinha brasileira, essa grande força internacional, orgulho da nossa pátria, tem investido, sob a tutela do governo petista, num grande programa de mordernização: ursinhos de pelúcia, por exemplo.

O Idiota de Bata

O Arcebispo de Canterbury defende a sharia law...argumenta que ela facilitará a integração dos muçulmanos na Inglaterra.

Thursday, February 7, 2008

O Economista Acima do Bem e do Mal: A Sumidade Campineira

Em alguns países civilizados o emprego do presidente do banco central, que é independente, depende do produto do trabalho dele. Se há inflação, o presidente do banco central perde o emprego e, provavelmente, a reputação, porque não teve competência para exercer seu cargo com a eficiência esperada. Na selva, obviamente, tal sistema nunca daria certo. Imaginem se todos os economistas que ocupam cargos de confiança perdessem o emprego por incompetência? Além de serem punidos com a perda do emprego seriam também punidos pela perda de reputação. Considerem esta sumidade da economia brasileira, um economista que joga como titular absoluto em todos os governos.

Grande Jogada: Lula Ataca

Brasil, país do futuro, terra de bandidos. Lula fez uma bela jogada e propõe que a CPI dos cartões cubra o governo FHC também. Ele está certo, sabe que não tem vivalma honesta no universo politico da selva e que se cair um, cai todo mundo junto. Num país onde democracia é sinônimo de corrupção, não se pode esperar nada de bom e decente. O último a sair, por favor, dê descarga.

Transparência Nunca Mais

Governo democrático de bases populares, de gente honesta e trabalhadora faz isto mesmo: "Estamos reavaliando essas informações. Se elas trouxerem algum prejuízo ao presidente da República, elas não mais estarão presentes no Portal da Transparência."

Dunga, o Gênio

Dunga entra para o rol dos grandes técnicos do futebol. A galera da CBF no afã de ganhar uma grana fácil vestindo sub-jogadores de futebol com a camisa canarinho obriga o grande Dunga a escalar Diego, Leonardo Moura, aquele midget do meio campo, o tal do Josué e, como é mesmo o nome daquela fruta? Richarlyson...e apesar desses cabeças de bagre em campo, o time vence.

Tuesday, February 5, 2008

Universidades: EUA x Europa

Excelente artigo de Aghion, Dewatripont, Hoxby, Mas-Colell e Sapir sobre a performance das universidades na Europa e EUA. Notem que o debate não gira apenas em torno dos recursos para a educação, mas também sobre o gerenciamento e autonomia das instituições de ensino superior.

Al Andalus

Uma resenha muito bem escrita por Joan Acocella do livro de David L. Lewis, “God’s Crucible: Islam and the Making of Europe, 570 to 1215”. Ela arremata o artigo com um excelente finale:

"If, as Edward Said wrote, the old history books were covertly ideological, the current ones tend to be overtly ideological, as each new generation of scholars rides in to rescue supposedly worthy peoples who were wronged by earlier scholarship and, in their time, by axe-wielding conquerors. But all these peoples, or all the ones in Lewis’s book, were conquerors. If the Christians took Spain from the Muslims, the Muslims had taken it from the Visigoths, who had appropriated it from the Romans, who had seized it from the Carthaginians, who had thrown out the Phoenicians. Lewis does not pretend that the Muslims were not conquerors; he simply justifies their conquest on the ground of their belief in convivencia, a pressing matter today. I can foresee a time when another matter important to us, the threat of ecological catastrophe, will prompt a historian to write a book in praise of the early Europeans whom Lewis finds so inferior to the Muslims. The Franks lived in uncleared forests, while the Muslims built fine cities, with palaces and aqueducts? All the better for the earth. The Franks were fond of incest? Endogamy keeps societies small, prevents the growth of rapacious nation-states. The same goes for the Franks’ largely barter economy. Trade such as the Muslims practiced—far-flung and transacted with money—leads to consolidation. That’s how we got global corporations.

Each new problem in our history engenders a revision of past history. Many of today’s historians acknowledge this, and argue that their books, if politicized, are simply more honest about that than the politicized books of the past. This pessimism about the possibility of finding a stable truth may be realistic, but it seems to sanction, even encourage, special pleading—of which “God’s Crucible,” for all its virtues, is an example".

A Economia e o Universo

Resenha do livro de Tim Harford: The Logic of Life.

Um dos Piores Argumentos de Economia

Nesta coluna, Tim Hartford comenta um dos piores argumentos de economia: o da industria nascente.

Monday, February 4, 2008

Aviso aos Imigrantes

Governo do Reino Unido pensa numa forma de educar e integrar os imigrantes. Entre outras propostas está considerando um “information pack” que inclui, entre outros, os seguintes conselhos:
Don't drink and drive
Don't drop litter
Put bins out for collection on the correct day
Make sure children attend school
Get a licence before you go fishing
Don't touch people without their permission
Respect the law
Avoid spitting in the street
Don't play music loudly

O Fim da Irrelevância: Crítica Literária e a Internet

Na selva qualquer analfabeto portador de um diploma do curso de “Letras” se considera uma autoridade literária, capaz de gerir a lingua e a cultura de uma nação. O fato de ter passado os olhos num poema de Olavo Bilac, associar os Lusíadas com alguma coisa de Portugal, e gostar de Caetano Veloso, o qualifica como intelectual. Se conseguiu ler até o fim algum livro de um escritor estrangeiro famoso, imediatamente se torna uma autoridade em tradução. Se conhece uma ou duas regras gramaticais do Português, se considera um gênio da natureza, um verdadeiro Mangabeira Unger da última flor do Lácio. Por fim, se por acaso se torna um crítico literário, escrevendo colunas com base nas orelhas dos livros que recebeu gratuitamente dos editores, pensa que tem o monopólio da verdade e sabe perfeitamente o que as outras pessoas podem e devem ler. Por isso a internet é tão boa, uma de suas primeiras vítimas é a crítica literária.

Bicando na Canela

Blogs bicando na canela. No blog do Reinaldo Azevedo: "Escrevi sobre aquela vilinha de pescadores, aonde fui (quer dizer: fui levado) em busca do saber natural do povo. E, como eu imaginava, ele não tem nada a me ensinar. Povo precisa é aprender... ".
No blog A Torre de Marfim: "Em busca de subcelebridades e subputas, os repórteres da Rede TV! mostram bastidores totalmente irrelevantes do carnaval. Entre os repórteres, talentos como Adriana Bombom e Iris do Big Brother. Na sexta-feira de madrugada, Leo Aquilla - se não sabe quem é, informe-se, filisteu! - entrevista uma subcelebridade a que desfilaria pela Águia de Ouro. Transcorre então o seguinte diálogo, depois de Leo Aquilla elogiar a desconhecida:

- Então você vale ouro?
- Eu valo.

É ou não é o maior espetáculo da Terra?"

O Gênio das Idéias Imbecis

Perfil de Mangabeira no Pravda de NY. Entre outras pérolas disse que o Brasil não pode ser uma “China com menos gente”.

A Maior Zebra da História

Sensacional vitória dos Giants sobre os Patriots no superbowl nos últimos segundos. Ganhou a defesa avassaladora de Nova York, contra um New England sem inspiração, garra e vontade.