Saturday, July 12, 2008

Dantas = F (Simonsen, FHC)

Trecho da Reportagem de VEJA intitulada "Dantas contra a parede":
(...)
Poucos homens de negócios representam com mais nitidez a natureza perversa do capitalismo brasileiro dependente do estado macrófago do que o banqueiro Daniel Dantas. Pelas mãos do ex-ministro Mario Henrique Simonsen, que o considerava seu aluno mais capaz, Dantas despontou há duas décadas como um jovem e astuto economista saído do conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Durante as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, o banqueiro de origem baiana reinventou-se. À frente de seu próprio banco, o Opportunity, recebeu a bênção do governo para unir-se aos poderosos fundos de pensão de estatais, como Previ e Petros, formando uma espécie de parceria público-privada cujos efeitos desastrosos perduram até hoje. Dantas conseguiu do governo um mandato para ser o gestor dos recursos investidos por esses fundos em um conglomerado de empresas recém-privatizadas, que reunia desde a Santos Brasil, terminal portuário em Santos, até as operadoras de telecomunicações Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular. A parceria funcionava desta forma: o governo entrava com o dinheiro e Dantas dava as cartas.
Foi assim, como empresário privado de patrimônio público, que Dantas despontou como o mais astuto entre os inúmeros capitalistas brasileiros cujo sucesso se deve a privilégios oficiais obtidos pela bajulação e, principalmente, pela corrupção de autoridades de plantão. Ele é expoente entre os negociantes e sistemas empresariais que nunca se expuseram ao poder purificador da concorrência, que se escondem sob as asas estatais para fugir dos rigores da lei e do vento trazido pela abertura econômica. Nada sabem sobre inovação ou produtividade, os reais motores da criação de riqueza no sistema capitalista. Nessa condição, Dantas envolveu-se em praticamente todos os grandes escândalos de economia mista – estatal e privada – da última década no Brasil.

3 comments:

Anonymous said...

O que é que há com as escolas de Boston para produzirem gente da qualidade de Daniel Dantas e Chico Lopes, entre centenas de outros? Aparentemente, eles estudaram direitinho e aplicaram na prática as lições dos mestres sobre rent seeking e a *verdadeira e única* função da intervenção do estado na economia.

Anonymous said...

Mas o Daniel Dantas eh PhD do MIT mesmo? Ou soh post-doc?

Anonymous said...

As noticias dizem que o Daniel Dantas fez um mestrado e doutorado na Getulio Vargas em apenas 2 anos. Incrivel para um cara que nunca foi considerado um CDF e amante dos livros. Aparentemente, o que o Daniel Dantas fez no MIT em Boston foi uma extensao da 'passoca' academica que ele deve ter feito na GV. Apenas um Post-Doc, sem muito compromisso. O resultado foi apenas um artigo puplicado no Quartely Jornal of Economics entitulado "The Black Market for Dollars in Brazil" em que ele consta somente como um dos 5 autores. Tambem foi noticiado que ele foi "professor" na MIT. O mais provavel que tenha sido um mero Teaching Assistant (TA) ou talvez nem tenha chegado a tanto e no maximo fez uma ou duas palestras naquele Ingles abaianado. O que talvez faltou na questao academica, certamente sobrou em esperteza.