Saturday, March 31, 2007

Eurabia

Excelente artigo de Daniel Pipes: "As relações da Europa com sua crescente minoria muçulmana, seguirão uma dessas 3 vias: a da integração harmônica, a da expulsão dos muçulmanos, ou da dominação pelo Islã. A grande questão é: qual delas é a mais provável?"

Apagão Down Under Style

Poupar energia é uma medida racional. Poupar energia para protestar contra o "aquecimento global" é de uma estupidez ímpar. Coisa natural pros rednecks hang loose de Sydney.

Friday, March 30, 2007

Alemanha e Barbárie

A Alemanha, um dos pilares da selvageria universal, ataca novamente. Considerem esta matéria na Der Spiegel "Forty-eight percent of Germans think the United States is more dangerous than Iran, a new survey shows, with only 31 percent believing the opposite. Germans' fundamental hypocrisy about the US suggests that it's high time for a new bout of re-education"

El Macaquito Pé de Cana

Coitaditos de los hermanos. Eles adoram um ex-ditador boçal, uma prostituta tornada santa e o Dieguito, que além de ser fã do Fidel, craque de time de botão e cocainomano, é chegado num mé. Porra, impressionante que um escritor fabuloso como Ernesto Sabato tenha nascido num paiseco desses...

Thanks for Coming

Fla 1x2 Flu. Só faltou ser gol de mão e em impedimento …parece milagre que o timinho sem vergonha venceu algum clássico.

Fantasma do Maracanã

Fantástico este blog de futebol Fantasma do Maracanã. Se você é paulista ou comentarista de futebol e, por definição, incapaz de apreciar a arte do futebol, dê uma olhada nos videos com os gols do Romário, um dia, quem sabe, você aprende.

Idiota?

Você é um idiota se acha que todo chinês é craque no ping-pong.

Blogs e mais Blogs

Impressionante a quantidade de blogs bons na blogosfera brasileira. O blog A Torre de Marfim faz excelentes comentários sobre a picaretagem de alguns artistas da selva como este sobre o artista que botou uns jumentos numa exposição [não, aparentemente não são seus familiares] e este sobre a organizadora de uma exposição de arte cuja idéia genial consiste em colocar os quadros no chão. Outro blog muito bom e engraçado é o Dies Irae, onde lemos posts como este: "Carta Aberta aos Intelectuais
Se é carta, não é aberta.

E se é de um intelectual, não pode ser lá muito inteligente".

O Melhor Post sobre a Ministra do Racismo

Inúmeros blogs comentaram as declarações racistas da ministra [seja lá qual for o seu ministério, ou melhor, sinecura]. Mas a análise do Fabiano Moraes no blog Resistência [Nemerson Lavoura] merece ser lida por seus insights penetrantes e argumentação clara e precisa.

A Imbecilidade Impera

O blog do Avolio continua impagável, vejam este post "Pior do que imaginava": "Lendo a página de futilidades do Terra, achei essa pérola:


Tem um monte de cantora com vozeirão no Brasil. Você é considerada a percussora. Você se dá conta da sua influência?(risos) A vida é feita de influências. Eu acho massa. Isso só fortalece o fato de eu existir como cantora. É saudável, também fui influenciada.

Todos sabemos que o nível do jornalismo no Brasil é um lixo, certo? Pensei: mais um caso de gente que vive de escrever e faz uma merda dessas.

Por curiosidade dei uma googleada na palavra e quase caí pra trás com a quantidade de sites - profissionais inclusive - nos quais a palavra percussor/a era utilizada no sentido de precursor/a."

Na Câmara, Agnaldo Timóteo Defende Turismo Sexual

No Estado de SP: "Para Timóteo, o visitante que vem ao País atrás de sexo não pode ser considerado criminoso. “Ninguém nega a beleza da mulher brasileira. Hoje as meninas de 16 anos botam silicone, ficam popozudas, põem uma saia curta e provocam. Aí vem o cara, se encanta, vai ao motel, transa e vai preso? Ninguém foi lá à força. A moça tem consciência do que faz”, declarou. “O cara (turista) não sabe por que ela está lá. Ele não é criminoso, tem bom gosto.""

Wednesday, March 28, 2007

Sociologia da Sem-Vergonhice

A socióloga Maria Barbosa faz um excelente retrato do Brasil: "Em se tratando de cultura entendida como o complexo de valores, comportamentos e atitudes de uma dada sociedade, é válido afirmar que desde tempos coloniais fomos dúbios em questão morais. Individualistas por excelência. Preferimos nossa adorável bagunça à organização das associações baseadas em trabalho competente. Buscamos privilégios sem merecê-los. De nossas matrizes étnicas herdamos o culto ao ócio abençoado, o jeitinho, a festa, o atraso. E pesou sobre nós a Igreja da Contra-Reforma e da Inquisição.

Hoje em dia continuamos a viver atrás de facilidades preferivelmente alcançadas por esperteza ou doação de alguma autoridade paternal. Não temos de modo geral o sentido de conquista no tocante ao esforço pessoal, não nos faltando, porém, a capacidade predatória. Não sabemos exercer o poder, mas tão-somente nos beneficiar do poder. Simulamos democracia, mas somos autoritários. Preferimos sempre culpar alguém ou algo para nos eximirmos de nossas responsabilidades. Somos ufanistas com relação à nossa cultura da malandragem e da sem-vergonhice.

Recentemente chegamos ao fundo do poço. A ausência total de valores estimula a mentira e a corrupção. O mínimo de moralidade pública e privada foi corroída no país onde todos são “heróis”".

Tuesday, March 27, 2007

Os Amadores do Dunga

Jesus Cristo, eu cheguei a pensar que depois de Zagallo, Felipão e Parreira, era impossível piorar. Mas para o Brasil, apenas o inferno é o limite. O agregado que o Dunga pois em campo hoje contra o XV de Piracicaba africano, Ghana, consegue a proeza de ficar abaixo da linha de pobreza do futebol universal. Mais uma jogada da CBF pra arrancar uns tostões, pois convidou o Kofi Annan para mostrar a miséria do nosso futebol e conseguir alguma grana da ONU ou Unicef, argumentando que é pro leitinho das crianças.

Alguém, por gentileza, poderia me dizer quem era aquela criatura usando a camisa 2 da seleção? Pelo amor de Deus, não dá pra chamar o Rosemiro, onde quer que ele esteja aposentado, pra jogar na lateral direita? E aquele meio de campo? O Robin fazendo uma tese de doutorado em preciosismo e improdutividade, orientado pelo professor doutor Ronaldin Gaucho [Ph.D., Universidad Autonoma do Barcelona] - um motivo adicional para a CAPES e CNPq não concederem bolsas para a Espanha. Mas nem tudo está perdido, Dunga mostrou genialidade ao tirar de campo Wagner Love, que estava destoando, pois era o único em campo interessado em jogar e capaz de fazer três embaixadinhas com a bola. Perdeu para sempre a chance de jogar no time.

Piada de Português

Parece sacanagem, mas não é: "O ditador António de Oliveira Salazar, que governou Portugal entre 1932 e 1968, venceu nesta segunda-feira (26) uma votação popular para escolher os "melhores portugueses da história". A eleição foi promovida pelo canal estatal da televisão portuguesa.

Salazar obteve o maior número de votos no concurso da emissora "RTP", que foi encerrado esta madrugada, após várias semanas de debates no ar, e contou com a participação de 160 mil pessoas.


Na votação, o ditador superou o histórico líder comunista português Álvaro Cunhal, que ficou em segundo. Em terceiro ficou Aristides de Sousa Mendes, um diplomata que ajudou milhares de judeus perseguidos pela Alemanha nazista, contra as ordens do próprio Salazar".

Monday, March 26, 2007

Assaltando o Estado

No seu excelente blog Orlando Tambosi diz: "Insaciáveis, PT e PMDB - nova ponta de lança do patrimonialismo brasileiro - se engalfinham agora pelos cargos de segundo escalão. Estão de olho é na boca do cofre: vagas no Banco do Brasil, na Casa da Moeda e na Caixa Econômica Federal".

Lei Rouanet e Rent Seeking

No post CORRUPÇÃO NO MUNDO DAS LETRAS Janer Cristaldo escreveu:"Está dando o que falar o último caso de corrupção no mundo das letras. Digo o último porque está longe de ser o primeiro. Trata-se do Amores Expressos, projeto malandro de um tal de Rodrigo Teixeira, que pretende enviar dezesseis escritores para dezesseis cidades do mundo, entre elas Paris, Berlim, Roma, Nova York, Tóquio, São Petersburgo, Praga e outras que tais. Dessas cidades, os escritores devem trazer uma história de amor. Quem pagará a conta? Claro que não serão os escritores. O projeto buscará os subsídios da famigerada lei Rouanet, que já serviu para financiar até mesmo a apresentação no Brasil de uma companhia milionária, o Cirque du Soleil. O leitor já deve estar intuindo: no fundo quem pagará o turismo privilegiado dos meninos serei eu.

Exato, meu caro. Aparentemente, você não paga nada. O que financia os jovens literatos é a chamada renúncia fiscal, parcela da tributação que a Receita perdoa aos grandes contribuintes desde que sejam aplicadas nessa palavra mágica e elástica, a "cultura", que significa tanto Julio Iglesias como Xuxa ou Gilberto Gil. Ora, a corda sempre rebenta na ponta mais fraca. Quando falta dinheiro ao Erário para pagar a vagabundagem e as farras de nossos deputados, professores universitários, sindicalistas e artistas, a União cria as CPMFs da vida, aumenta impostos. Em suma, enfia a mão no bolso do pagante final, você".

Saturday, March 24, 2007

Falando uma Asneira

Eu nunca pensei que chegaria ao ponto de falar uma besteira tão grande, mas o jogo do Brasil hoje contra aquela seleçãozinha de várzea, o Chile, me deu saudade do Cafu e do Roberto Carlos. O que é aquilo que estava vestindo a camisa 2 da seleção brasileira? E na lateral esquerda, imortalizada pelo grande Branco, tivemos que assistir Gilberto... No mais, a FIFA deveria proibir timecos como o Chile de pisar em campo, eles maculam o futebol com a sua mistura turbinada da inata preguiça mexicana e a boçal violência uruguaia. O time é tão ruim e abaixo da crítica que dá até a impressão de que ruinaldin gaúcho sabe jogar bola...

Friday, March 23, 2007

Rent Seeking de Economistas

Na selva é comum vermos economistas semi-analfabetos falando com arrogância e autoridade daquilo que não entendem e fazendo fortuna com suas "consultorias", principalmente para o governo. Aparentemente, o judiciário americano está criando oportunidades para ser capturado por economistas rent seekers. Considerem esta notícia no Wall Street Journal: "For high-profile economists like the 58-year-old Prof. Teece, expert testimony has become a way to earn $2 million or more a year. Their rise has its roots in the Reagan era of the 1980s, when a free-market view of the law inspired by University of Chicago scholars gained ground. Courts now rely far more on economic analysis, with its apparent precision, to reach decisions. As a result, big companies in legal disputes race to enlist top economists on their side, paying top dollar in an arms race for talent".

Iraque: The Economist Reconhece Erro

“It is hard to imagine any post-war dispensation that could leave Iraqis less free or more miserable than they were under Mr Hussein,” we said four years ago. Our imagination failed", diz The Economist.

Las Malvinas son Britânicas

"Tony Blair has said going to war over the Falklands took "political courage" and was "the right thing to do"". A guerra foi justificada "not simply to do with British sovereignty, but also because I think there was a principle at stake which is that... a land shouldn't be annexed in that way and people shouldn't be put under a different rule in that way." O resto aqui. Eu pensei que ele fosse aproveitar e falar mal do Ratin.

A Imbecilidade Universal

Um estudo publicado na Lancet "finds that alcohol and tobacco are more dangerous than some illegal drugs like marijuana or Ecstasy and should be classified as such in legal systems". Isso leva ao seguinte comentario imbecil: ""the rankings also suggest the need for better regulation of the more harmful drugs that are currently legal, i.e. tobacco and alcohol," wrote Wayne Hall, of the University of Queensland in Brisbane, Australia, in an accompanying Lancet commentary. Hall was not involved with Nutt's paper". Leia a reportagem aqui.

Thursday, March 22, 2007

ImpunidadeLand

Na selva a impunidade rules. Dou minha cara a bolacha se alguem for em cana depois de mais este golpe: "Um investidor é suspeito de ter lucrado, de modo ilegal, quase R$ 1 milhão com ações da Ipiranga, antes do anúncio formal da venda da empresa na segunda-feira (19).

A venda da Ipiranga para um grupo de empresas formado pela Petrobras, Braskem e Ultra, foi o maior negócio fechado no Brasil este ano.


De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MP), o investidor, que é brasileiro, um fundo de investimento com base em Delaware, nos Estados Unidos, além de outros investidores, sabiam que a Ipiranga seria vendida e negociaram ações da Bolsa de Valores de São Paulo antes e no dia do anúncio da venda. O investidor lucrou R$ 937 mil, diz a CVM. O fundo de investimento, R$ 3,3 milhões".

A Força da Lei

Na selva não há bandidagem pois o Ministério Público Federal parece nao ter o que fazer. O Ministério Público Federal acusa Diogo Mainardi do seguinte crime: preconceito contra os nordestinos. Segundo Mainardi o Ministério Público Federal "quer tomar de mim 200.000 reais. E mais 200.000 reais de cada um dos meus empregadores. Meu crime foi ter escrito numa coluna de VEJA:

José Eduardo Dutra fez carreira como sindicalista da CUT e senador do PT pelo estado de Sergipe. Não sei o que é pior".

Uma dúvida, se alguém diz [ou constata o fato]: "A América Latina é uma merda, ou, a África é uma merda ao quadrado, ou o Timor Leste é uma merda elevada ao cubo", o Ministério Público Federal vai processar o indivíduo por preconceito contra os latino-americanos, africanos ou timorenses do leste?

A Lista do Sader

Emir Sader postou uma lista de "fontes alternativas de informação". Vale a pena dar uma olhada, principalmente no Granma e na Agência Bolivariana de Notícias, para ter acesso a informação objetiva e não viesada...

Luta Política é Igualada a Crime Comum por Justiça e Parlamento

Segundo a agência TASS da selva, a Carta Maior, "O Judiciário tem se transformado no maior agente de criminalização dos movimentos de luta pela terra, assumindo o papel de principal instrumento repressor. Paralelamente, bancada ruralista centra força no Legislativo para legalizar judicialização dos conflitos agrários". Leia o resto aqui.

Wednesday, March 21, 2007

Presidentes Tarados

Segue uma lista dos presidentes americanos mais tarados. Bill Clinton esta longe do topo...como seria uma lista dos presidentes da selva?

O Legado da Escravidão

"This even affects the way black people today perceive themselves. Ask people what it is to be black. Black is associated with rap music, with being lazy and uninterested in society. These are traceable back to the racism of slavery."
This is one of the most challenging arguments of the legacy debate: how much can the racism of the past be blamed for the racism, culture or inequalities of today?" Leia o resto aqui.

Selva Grilada

No Estado de S. Paulo: "O juiz federal Herculano Martins Nacif, de Altamira (PA), determinou a imediata desocupação da Fazenda Curuá, de 4,7 milhões de hectares, pertencente ao Grupo CR Almeida e apontada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como a maior área grilada do País. Toda a localidade, situada em sua maior parte na região conhecida como Terra do Meio, no sudoeste paraense, tem o tamanho da Holanda e da Bélgica juntas".
Uma fazenda do tamanho da Holanda e da Bélgica juntas?! So na selva mesmo...

Tuesday, March 20, 2007

Argumentos Contra a Legalização das Drogas

Pequeno artigo de Ronaldo Laranjeira sobre a legalização das drogas: "Desconsidera-se que uma das principais causas de violência no Brasil é o álcool. Em Diadema, sete anos após o fechamento dos bares às 23 horas, obteve-se uma queda de mais de 80% das mortes por homicídio. Se os políticos brasileiros estiverem seriamente interessados na diminuição da violência terão de observar que o controle social e político do álcool é muito mais importante do que as drogas ilícitas."

White Trash Australia

Segundo uma piada britânica, há mais cultura num potinho de yogurte do que em toda a Australia... Guy Rundle discute alguns preconceitos contra a Australia neste artigo.

Anistia pro Chefe de Quadrilha

""Mas quem vai fazer a minha campanha são os que me apóiam, que querem lutar pela minha anistia. Não sou eu, não é o PT, não é o governo”, completou. “Não vou aceitar viver com a acusação que me fizeram de ser chefe de quadrilha.”"Leia o resto aqui.

Monday, March 19, 2007

A Campanha pela Impunidade

"O líder José Rainha Júnior disse nesta segunda-feira, 19, que pretende assumir uma das coordenações da campanha pela anistia do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP). Dirceu pretende recuperar os direitos políticos apresentando à Câmara um projeto de iniciativa popular, que precisa de 1,5 milhão de assinaturas". Para angariar essas assinaturas o MST vai precisar de muito torrãozinho de açúcar.

Lucas e a Vidente

Caroline Baum decidiu investigar se as pessoas tem expectativa racional: "I called the psychic hotline and got 10 minutes of clairvoyance from an ``adviser'' named Randa.

Randa said she saw ``a bit more inflation from late July to mid-September,'' leveling off until next winter's ``Great Inflation.'' She saw (she said she pictured the graph) ``upward motion'' in the stock market during the summer time, and then a ``very dramatic fall, like the one that just occurred, in late September, the first week in October -- something having to do with the economy.''

Clairvoyance."

Sunday, March 18, 2007

Crescimento do Estado x Crescimento Econômico

“A verdadeira causa do crescimento econômico baixo no Brasil é o tamanho exagerado do Estado”, diz o economista. Marinis obteve dados do tamanho do Estado de 27 países emergentes em 2002 e o Brasil aparece como o sexto maior - o primeiro e o segundo, Israel e Arábia Saudita, evidentemente encabeçam a lista por causa das despesas militares. O tamanho do Estado no Brasil é 56% maior que o da China e o do Chile. Leia o resto aqui.

De Shakespeare a Eminem

Dificuldade para entender o inglês falado pela juventude americana? consulte o urban dictionary.

Saturday, March 17, 2007

"Só Quero Dizer ao Lula e ao Brasil que sou Honesto"

O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) explica o aumento de 2.135% do patrimônio - “cresci porque tive visão”.

Friday, March 16, 2007

Rational Terrorists and Optimal Network Structure

Artigo recem-publicado de Walter Enders and Xuejuan Su no Journal of Conflict Resolution: "After the events of 9/11, U.S. counterterrorism became more proactive in that the Patriot Act allowed the authorities far more freedom to directly attack terrorist network structures. We argue that rational terrorists will attempt to thwart such policies and restructure themselves to be less penetrable. We model the trade-off between security and intragroup communication faced by terrorists. The model is used to derive the anticipated changes in network structure and the consequent changes in the type, complexity, and success rate of potential terrorist attacks".

O Cocaleiro

Filme de cineasta nascido no Brasil sobre a campanha presidencial do cocaleiro Evo Morales .

Salvem as Rainforests?

"More species develop in warm, tropical climates or cooler, temperate areas? It turns out the longtime answer — the tropics — may be wrong. True, more different types of animals exist there than in places farther from the equator. New research suggests that is because tropical species do not die out as readily. Cooler regions have a higher turnover rate, with more species developing but also more becoming extinct". Leia o resto aqui.

Futebol e Tráfico Humano

"O futebol está sendo usado como mecanismo para o "tráfico de seres humanos" na União Européia e tem como vítimas jovens pobres da América do Sul e da África, atraídos por promessas de contratos milionários, segundo um estudo feito pelo Parlamento Europeu". Leia o resto aqui.

Tuesday, March 13, 2007

Romário e a História

Acompanhem a história se desenrolar e sigam a trajetória do baixinho rumo ao milésimo gol, jogando uma pá de cal no jabá futebolístico.

Saturday, March 10, 2007

Will We Win the Clash of Civilizations?

Johann Hari comenta quatro livros: The West’s Last Chance:
Will We Win the Clash of Civilizations? escrito por Tony Blankley; Breaking the Silence: French Women’s Voices from the Ghetto, autor Fadela Amara, com Sylvia Zappi; The Caged Virgin: An Emancipation Proclamation for Women and Islam autorado por Ayaan Hirsi Ali; While Europe Slept: How Radical Islam Is Destroying the West from Within escrito por Bruce Bawer.

Friday, March 9, 2007

Conservador x Liberal

O debate [ou racha, ou quebra-pau, ou bate-boca] entre Olavo de Carvalho e Rodrigo Constantino , pelo menos teve um resultado positivo. Ele serviu para mostrar que há diferenças entre liberais e conservadores. Olavo de Carvalho escreveu um pequeno artigo "Por que não sou liberal". Vale a pena ler e compara-lo ao ensaio do Hayek "Why I am not a conservative".
Apesar de ter sido escrito em 1960, Hayek continua atual: "The picture generally given of the relative position of the three parties does more to obscure than to elucidate their true relations. They are usually represented as different positions on a line, with the socialists on the left, the conservatives on the right, and the liberals somewhere in the middle. Nothing could be more misleading. If we want a diagram, it would be more appropriate to arrange them in a triangle with the conservatives occupying one corner, with the socialists pulling toward the second and the liberals toward the third. But, as the socialists have for a long time been able to pull harder, the conservatives have tended to follow the socialist rather than the liberal direction and have adopted at appropriate intervals of time those ideas made respectable by radical propaganda. It has been regularly the conservatives who have compromised with socialism and stolen its thunder".

Why the French Don't Like Headscarves

David Bell escreve sobre o livro Why the French Don't Like Headscarves de John R. Bowen, professor Washington University in St. Louis: "hostility between the Catholic Church and the secular Republic marks broad swaths of French history. But of course it is not nuns who have been targeted by the recent law banning "ostentatious signs of religion" from French public schools, which John R. Bowen has put at the center of his lucid and thought-provoking book. The controversial French women at issue are headscarf-wearing Muslim schoolgirls".

Go Home Bush!

Bush veio explorar a selva, pois quer comprar etanol. Segundo os manifestantes que foram as ruas expressar seu descontentamento "activists say sugar cane cultivation is water intensive and responsible for stripping the Amazon rainforest"... impagavel...

Thursday, March 8, 2007

China, India e os EUA

Daniel W. Drezner considera a politica americana com a China e India neste artigo na Foreign Affairs: "The National Intelligence Council, a U.S. government think tank, projects that by 2025, China and India will have the world's second- and fourth-largest economies, respectively. Such growth is opening the way for a multipolar era in world politics.
This tectonic shift will pose a challenge to the U.S.-dominated global institutions that have been in place since the 1940s. At the behest of Washington, these multilateral regimes have promoted trade liberalization, open capital markets, and nuclear nonproliferation, ensuring relative peace and prosperity for six decades -- and untold benefits for the United States. But unless rising powers such as China and India are incorporated into this framework, the future of these international regimes will be uncomfortably uncertain."

Matemática e Criatividade

No blog EclectEcon há exemplos de matemática feita por verdadeiros artistas.

El Fin De La Picada: A Justiça Espanhola

Na selva terrorista ganha aposentadoria, na Espanha, terrorista que mata 25 pessoas e é condenado a 3000 anos de prisão é solto após 18 anos, depois condenado a mais 12 anos, serve 3 e o ministro o perdoa por causa de uma greve de fome...o selvagem espírito visigodo cala fundo na alma ibérica.
Considerem esta notícia sobre o terrorista do ETA Iñaki de Juana Chaos “De Juana cometió 25 asesinatos y fue condenado a más de 3.000 años de cárcel. En prisión desde 1987, la aplicación del Código Penal por el que fue juzgado le permitió cumplir la pena tras pasar en la cárcel sólo 18 años. Cuando estaba a punto de salir, a primeros de 2005, fue nuevamente procesado por dos artículos publicados en el diario Gara, en los que los jueces vieron amenazas terroristas dirigidas a directores de cárceles. Fue condenado por ello a 12 años en una sentencia de la Audiencia Nacional que el Tribunal Supremo corrigió para imponer una pena de tres años, de los que ya ha cumplido las dos terceras partes.
El etarra inició una huelga de hambre a raíz de su procesamiento por la publicación de estos artículos, que interrumpió unos días antes del juicio oral. Tras conocer la nueva condena, volvió a la huelga de hambre que le ha llevado hasta el hospital Doce de Octubre, donde se encuentra ingresado y sometido a alimentación forzosa mediante una sonda nasogástrica. El pasado viernes, De Juana se quitó voluntariamente esa sonda, que se le volvió a colocar el lunes. El portavoz del colectivo de familiares de presos de ETA Etxerat, Estanis Etxaburu, advirtió ayer de que el preso, que pesa 55 kilos, “podría entrar en coma” si desciende aún más su nivel de glucosa “que se encuentra en 47 cuando lo normal es 100”.”

Wednesday, March 7, 2007

Prelúdio da Cachaça

Aqui um bom resumo do livro de Luis da Câmara Cascudo "Prelúdio da Cachaça". Para os bons economistas segue um excelente topico de pesquisa que consiste em analisar empiricamente a afirmacao de Cascudo de que "o brasileiro é devoto da cachaça mas não é cachaceiro".

Ioschpe Sobre a Miséria da Educação no Brasil

No excelente blog do Nemerson Lavoura ele reproduz o texto do Gustavo Ioschpe publicado na Veja. Segue abaixo o mesmo texto.

Artigo: Gustavo Ioschpe

Os quatro mitos da escola brasileira


Escola pública no Brasil: o problema central não é a falta de dinheiro, mas, sim, o despreparo dos professores


"O Brasil tem se destacado há décadas na educação por uma razão incômoda: está entre os piores do mundo em sala de aula. Foi esse o tema de dois artigos do economista Gustavo Ioschpe, publicados por VEJA no ano passado. Especialista em economia da educação, com mestrado pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, Ioschpe tornou-se referência no meio acadêmico ao abordar as questões do ensino com objetividade matemática. Reuniu suas conclusões no livro A Ignorância Custa um Mundo – O Valor da Educação no Desenvolvimento do Brasil, vencedor do Prêmio Jabuti em 2005. Um dos pilares de sua pesquisa causou controvérsia: Ioschpe afirma que os males da escola brasileira não têm relação com a escassez de dinheiro em sala de aula, tampouco com o baixo salário dos professores – idéias cristalizadas no Brasil –, mas sim se originam do despreparo dos docentes para o exercício da profissão. Neste artigo, Ioschpe se utiliza de comparações internacionais e estatísticas recentes para derrubar quatro dos mitos que, segundo ele, mais prejudicam a visão sobre os reais problemas da educação no país.


1º MITO
O professor brasileiro é mal remunerado

Ao aceitar essa idéia como verdade absoluta, as pessoas estão cometendo pelo menos dois enganos. O primeiro erro é comparar os professores brasileiros aos colegas estrangeiros. Se um país tem renda dez vezes maior que a brasileira, é de esperar que não só seus professores como as outras categorias ganhem um salário dez vezes maior – e é exatamente isso que ocorre. A comparação apropriada não é, portanto, entre a remuneração dos professores de vários países, mas sim desses salários em relação à média nacional. E nessa conta os docentes brasileiros aparecem numa situação mais favorável: enquanto eles recebem salário 56% superior à média nacional, nos países mais ricos a remuneração dos professores é 15% menor. Outra maneira de ver a questão é esclarecer se, lado a lado com outros profissionais brasileiros – de escolaridade e experiência equivalentes –, os professores levam a pior.

É aí que surge o segundo engano sobre a situação dos professores no Brasil. A comparação entre o salário dos docentes e o de outras categorias costuma desconsiderar um conjunto objetivo de variáveis, como jornada de trabalho, férias e aposentadoria (ao contrário da idéia que vigora no país, o professor tem jornada de trabalho mais leve do que o restante da população: 70% trabalham até quarenta horas semanais). São equívocos matemáticos que alimentam o mito de que o professor no Brasil é um injustiçado. Dos estudos mais sérios sobre o assunto, depreende-se justamente o contrário: eles mostram que o professor brasileiro está longe de ser discriminado no mercado de trabalho. Esses profissionais recebem, no Brasil, o esperado para pessoas com as suas qualificações e com a mesma rotina de trabalho. Se a classe docente fosse realmente injustiçada, o magistério não seria uma das carreiras mais populares do país, com mais de 2 milhões de profissionais – número que só faz crescer.


2º MITO
A educação só vai melhorar no dia em que os professores receberem salário mais alto

Essa é uma afirmação que não tem respaldo na experiência internacional – nem na brasileira. Ao avaliarem o efeito que o aumento no salário dos professores havia causado no desempenho dos estudantes, centenas de pesquisas chegaram a um consenso: elevar a remuneração não fez melhorar os resultados na sala de aula. Da própria experiência brasileira, é possível extrair conclusão semelhante. Basta analisar o que ocorreu depois da melhora no salário dos professores, proporcionada pelo antigo Fundef (o fundo para a educação que foi substituído pelo atual Fundeb), desde 1997. Nesse caso, enquanto a remuneração dos docentes melhorou, as notas dos alunos despencaram nos exames nacionais conduzidos pelo Ministério da Educação. Conclusão: ter mais dinheiro no bolso não é o fato determinante para transformar o professor num bom educador. O que mais prejudica a performance dos docentes no Brasil é um sistema que despreza talentos individuais e resultados acadêmicos e forma professores com uma mentalidade equivocada – enquanto apenas 9% consideram ser prioritário "proporcionar conhecimentos básicos" aos alunos, a maioria prefere "formar cidadãos conscientes", de acordo com uma pesquisa da Unesco. É preciso, portanto, redimensionar a questão dos salários. O aumento dos professores pode trazer benefício a eles – mas não aos alunos. O mais urgente é fazer com que o professor chegue à sala de aula sabendo ensinar.


3º MITO
O Brasil investe pouco dinheiro em educação

Esse é um mito que não resiste a uma rápida consulta aos dados oficiais. De acordo com um recente relatório que comparou o volume de investimento de trinta países em educação, o Brasil não fica atrás das nações mais ricas. Eis os números: enquanto o Estado brasileiro destina 3,4% do PIB às escolas básicas, nos países da OCDE (organização formada por países da Europa e pelos Estados Unidos) esse gasto corresponde a 3,5% do PIB. O governo brasileiro também aparece como um investidor generoso no ensino superior: reserva às universidades 0,8% do PIB – a média da OCDE é de 1% do PIB (e olhe que no Brasil apenas 20% dos jovens estão na universidade, enquanto nos países mais desenvolvidos a média é de 50% de universitários). Conclusão: o Brasil gasta praticamente o mesmo que os países desenvolvidos – e obtém resultados muito piores.

Alguns especialistas consideram a comparação do Brasil com os países mais ricos inadequada e, por essa razão, continuam a bater na tecla da escassez de dinheiro. Eles argumentam que, ao contrário do que ocorre com os países da OCDE, o Brasil ainda precisa dar um enorme salto na educação, o que consumiria uma fatia bem maior de recursos. É a experiência internacional, mais uma vez, que os contradiz. O melhor exemplo vem da Coréia do Sul: entre 1970 e 1995, o governo coreano separou 3,5% do PIB para patrocinar uma revolução em sala de aula. A China também tem gasto pouco – apenas 2% do PIB ao ano – para alcançar resultados igualmente extraordinários. Pesquisas conduzidas em dezenas de países não cansam de demonstrar que o volume de investimento não tem relação com a qualidade em sala de aula. O problema da educação brasileira não é, portanto, a falta de dinheiro – mas sim o fato de o governo gastar mal o que tem.


4º MITO
A escola particular é excelente

Os resultados dos exames realizados por estudantes de escolas públicas e particulares autorizam apenas a concluir que a rede privada é um pouco melhor do que os colégios municipais e estaduais. Esses exames estão longe de indicar que a escola particular brasileira é um modelo de excelência acadêmica. O dado mais esclarecedor sobre o assunto veio de uma prova aplicada pela OCDE, que mediu o conhecimento dos estudantes de 41 países e colocou o Brasil nas últimas posições em todas as disciplinas avaliadas. O teste mostrou que não apenas os alunos de escolas públicas haviam contribuído para o fiasco brasileiro: o resultado dos estudantes 25% mais ricos do Brasil foi inferior ao dos 25% mais pobres dos países mais desenvolvidos. Nossas deficiências educacionais são, portanto, visíveis nos alunos que supostamente cursam as melhores escolas particulares. O mito de que a escola particular oferta ensino de alto nível também não resiste ao diagnóstico que toma como base o resultado dos estudantes nos exames do MEC: o conhecimento dos alunos nesses colégios está aquém do desejado – e a anos-luz da excelência, segundo o próprio MEC.

As pesquisas chamam atenção ainda para outro fato que depõe contra a escola particular: 90% de sua superioridade em relação à rede pública deve-se à condição socioeconômica de seus estudantes, que vivem num ambiente mais favorável ao aprendizado. Apenas 10% são atribuídos ao maior brilhantismo acadêmico da escola. As escolas particulares, afinal, sofrem do mesmo problema que os colégios públicos: seus professores passaram por escolas ruins e cursaram faculdades precárias. Infelizmente, eles estão igualmente desqualificados para dar uma boa aula. O Brasil só vai deixar a lanterna na educação quando conseguir fazer um diagnóstico correto – e se livrar desse e dos demais mitos que rondam as escolas do país."

A Eficiência do Mercado Financeiro

Um artigo de Sebastian Mallaby, sobre a eficiência do mercado financeiro : ""Efficient" means that all information is reflected in prices; you should get moves only in response to new information. But no stunning news explained last week's jump in volatility. Alan Greenspan gave an anxious speech, but anyone with half an eye on mortgage defaults should have felt anxious already. China's stocks fell, but a small market that largely excludes foreigners need not have spooked investors in London or New York.

The truth is that market sentiment shifted for no satisfying reason. One day investors made light of storm clouds; the next day they yelled in terror. But the remarkable thing is that, despite this capricious behavior, no denunciations of markets or speculators emanated from Congress. Sen. Chuck Grassley (R-Iowa), who had recently growled about the secrecy of hedge funds, was not moved to say anything. Democrats, who might have been expected to condemn (again) the idea of putting Social Security money in the stock market, stayed silent.

This was all good, but it was not all predictable. In most eras and in most countries, bouts of market chaos provoke outbursts of market skepticism."

Morre Baudrillard

Baudrillard popular filósofo Francês está morto. Aqui uma amostra de seu pensamento, um link para o seu artigoL'esprit du terrorisme. O leitor que o desconhece vai se surpreender com a profundidade de suas reflexões, como esta: “Le terrorisme est l'acte qui restitue une singularité irréductible au coeur d'un système d'échange généralisé. Toutes les singularités (les espèces, les individus, les cultures) qui ont payé de leur mort l'installation d'une circulation mondiale régie par une seule puissance se vengent aujourd'hui par ce transfert terroriste de situation”.

Tuesday, March 6, 2007

Liberdade de Imprensa na França

A França é sempre uma exceção: Faz tudo errado e acaba se dando bem [se bem que ninguem sabe como isso acontece]. Por isso é o país favorito da elite selvagem. A nova imbecilidade francesa é a seguinte:"The French Constitutional Council has approved a law that criminalizes the filming or broadcasting of acts of violence by people other than professional journalists. The law could lead to the imprisonment of eyewitnesses who film acts of police violence, or operators of Web sites publishing the images, one French civil liberties group warned on Tuesday". Veja o resto aqui.

Os Pensionistas

Na selva todos nascem com o direito inalienável de receber uma pensão do estado. Considerem esta notícia: Parceiro gay de servidor receberá pensão no Rio.

Monday, March 5, 2007

O Selvagem da Nascar

A galera Mexicana comemorou a vitoria na Nascar do hermano colombiano Juan Pablo Montoya. O público vibrou quando ele tirou o gringo Scott Pruett, que por acaso corre pela mesma equipe e liderava a prova, com uma manobra desonesta.

Morre Henri Troyat

Morre o escritor e biógrafo Henri Troyat, cuja obra contribuiu para popularizar a literatura russa na França.

A Indústria da Imigração Ilegal

Quando o governo se omite, como no caso do governo americano em relação a imigração ilegal, o crime torna-se uma opção exequível e atraente.